Secretaria de Saúde aplica dose homeopática e orienta sobre a dengue durante a Feira Literarte

08/07/2009 15:09:16 - Jornalista: Vanêssa Cunha - estagiária

Foto: Robson Maia

Além da aplicação do medicamento, os visitantes recebem folhetos informativos

Nesta quarta-feira (8), a prefeitura realiza a Feira Literarte “Resgate da Identidade Cultural”, na Praça Veríssimo de Mello, no centro da cidade. A Feira é promovida pela Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde. Ao todo são 57 estandes montados na Praça, com vários temas abordados por alunos de 23 escolas da rede municipal de ensino.

Uma equipe de técnicos e estagiários de enfermagem está aplicando doses homeopáticas contra a dengue durante o evento. Além da aplicação do medicamento, os visitantes recebem folhetos informativos e orientações de como acabar com os focos do mosquito e explicações detalhadas sobre os sintomas da doença.

Segundo a bióloga do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Jaqueline Barreira, o público-alvo desta campanha são os jovens, alunos participantes da feira, mas a população também está convidada a participar. “As pessoas que visitam a feira podem se dirigir aos nossos estandes para saber como prevenir a doença e também receber a gota homeopática”, disse Jaqueline.

A enfermeira Tatiana Souza, da Divisão de Saúde Coletiva, explica que a dose homeopática não imuniza contra a dengue, mas auxilia no controle dos sintomas, diminuindo o risco de complicações causadas por infecções mais graves relacionadas à doença, e alerta para a importância do medicamento.

- A dose homeopática tem efeito por dois meses. Mas para que o controle seja garantido, é importante que as pessoas se conscientizem e procurem os postos de saúde para tomar o medicamento uma vez por mês, ressalta a enfermeira.

A Feira Literarte acontece até às 17h, com apresentações teatrais e exposições dos trabalhos dos alunos das escolas municipais.