Secretaria de Saúde intensifica ações de combate à dengue

19/11/2008 17:28:33 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (19), uma reunião técnica na secretaria Especial de Saúde para traçar novas estratégias de combate e controle do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue no município. A meta é manter os baixos índices de infestação do mosquito e da doença na cidade.

Na próxima semana, profissionais de diversos setores da Saúde estarão mobilizados em mais uma ação de sensibilização e orientação da população sobre a doença. A partir de segunda-feira (24), 127 agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses estarão realizando em todos os bairros o Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa).

O secretário de Saúde, Luiz da Penha explica que o LIRAa tem como objetivo identificar as áreas de maior risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue. “O levantamento permite identificar os focos em tempo hábil para que sejam adotadas medidas capazes de reduzi-los antes do período mais crítico”, disse.

O gestor do Fundo de Assistência aos Animais, Élcio Pontes, explica que o estudo permitirá mostrar os principais problemas que devem ser atacados na cidade, bairro e rua, identificando a concentração do maior foco de infestação do mosquito que podem estar nas caixas d’água destampadas, nos vasos sem areia, nos pneus com água acumulada, entre outros.

Já a partir de terça-feira (25) os profissionais estarão nos terminais Central, Parque de Tubos, Cehab e Lagomar, onde farão a distribuição de folhetos explicativos, aplicação da homeopatia contra a dengue e orientações. O secretário lembra que o medicamento homeopático não é uma vacina, é um auxílio para amenização da febre, das dores no corpo e a diminuição dos riscos de complicações da dengue.

Uma equipe também estará no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, realizando os mesmo serviços. Com um trabalho mais focado na orientação, alguns profissionais estarão distribuindo folders de 7h às 9h no trevo da Petrobras, na Imbetiba e de 9h às 11h no cruzamento da avenida Rui Barbosa com a rua vereador Manoel Braga.

Participaram da reunião o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, a gerente técnica do CCZ, Cristina Pereira, o supervisor geral do CCZ, Rogério Lemos, a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Aparecida Nunes, a coordenadora de Epidemiologia, Edna Cerantes, representantes do Programa Saúde da Família (PSF) a supervisora de enfermagem, Elizabeth Ferolla e a assistente social Luzia Santana e o coordenador de Enfermagem Luciano Ferreira.

Além dos trabalhos permanentes de controle da doença com visitas domiciliares feitas pelos agentes de endemia, carro UBV (fumacê), equipamentos de aerosystem (pulverização domiciliar) e máquina pulverizadora de bueiros, a secretaria de Saúde conta com o serviço do Disque Dengue (22) 2762-0175 para que a comunidade possa fazer solicitações, denúncias e reclamações sobre o combate à dengue. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Dicas:
A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. Para isso, é necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). Não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como: garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas e xaxim, bacias, copinhos descartáveis, entre outros.

* Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.
* Limpe as calhas e as lajes da casa.
* Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha; e troque a água pelo menos uma vez por semana.
* Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo.
* Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumula água. O lixo deve ficar o tempo todo fechado.