Secretaria de Saúde intensifica ações preventivas nos bairros atingidos pelas chuvas

09/03/2005 14:47:08 - Jornalista:

A coordenadoria de Atendimento de Emergência às Áreas Alagadas, através da secretaria de Saúde de Macaé, intensifica as ações nos bairros, Nova Holanda e Nova Esperança, que foram atingidos pelas chuvas dos últimos dias, ficando alagados.

Uma das primeiras medidas do secretário de Saúde, Fernando Diogo, foi providenciar a instalação de um posto médico provisório na Nova Esperança, com equipe de saúde. “Nosso objetivo é atender a população para resolver problemas decorrentes da enchente”, disse.

O secretário acrescenta que, além do posto médico, equipes do programa Saúde da Família estão visitando os moradores e orientando para que eles não

A Divisão de Zoonoses da Coordenadoria de Saúde Coletiva, que realiza de forma sistemática o controle de roedores na área, implementa suas ações em pontos estratégicos como nas margens dos valões nas casas próximas e nos terrenos baldios onde ficam as tocas dos ratos. A gerente da Divisão, Cristina Pereira, explica que são utilizadas iscas parafinadas próprias para meios externos. “Estamos evitando o surgimento de doenças provenientes do contato do homem com os roedores”, afirmou.

Além do trabalho de campo, os agentes e a equipe municipal de Educação em Saúde realizam um trabalho de sensibilização para a população não jogar lixo próximo às margens dos rios, valões e nos terrenos baldios, mantendo os quintais limpos, para que não atraírem os roedores. “Mesmo colocando o raticida se houver entulho e lixo eles são atraídos e se instalam no local que serve de abrigo”, finalizou Cristina.