Secretaria de Saúde já vacinou 14.360 crianças contra a Poliomielite

25/06/2009 15:06:32 - Jornalista: Vanêssa Cunha - estagiária

O movimento é grande no Posto de Saúde Jorge Caldas, no centro da cidade. Termina nesta sexta-feira (26), é a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite, que protege as crianças da Paralisia Infantil. Todos os postos de saúde do município também aplicam a vacina, de 8h às 17h, em crianças de zero a cinco anos.

Já foram vacinadas, até às 10h, desta quinta-feira (25), 14.360 crianças no município, atingindo 92,54% da meta, que é vacinar 14.743 crianças. Esse número deve ser ultrapassado no último dia de vacina, de acordo com Daniele Rosário, enfermeira responsável pela vacinação. “No Brasil, são poucos os casos de paralisia infantil, porque as mães levam a sério a vacinação e sabem da importância de vacinar seus filhos”, concluiu Daniele.

No último sábado (20), foi realizada uma multivacinação para atualizar as vacinas das crianças de todas as idades. Segundo a Secretaria de Saúde de Macaé (Semusa), quando foram vacinadas 14 mil crianças, dessas 10 mil estavam com vacinas atrasadas.

A poliomielite é uma infecção que deixa sérias lesões que afetam o sistema nervoso. O vírus é muito leve, sendo levado pelo ar, entrando em contato com o alimentos, brinquedos, atingindo as crianças por via oral ou pela ingestão de água contaminada. As crianças de até cinco anos de idade tem de tomar todos os anos as duas doses da campanha, pois ainda não tem hábitos de higiene desenvolvidos. A poliomielite pode ser evitada através de vacinação e medidas de prevenção como a higiene de água e alimentos.