Secretaria de Saúde lança campanha de vermifugação para alunos das escolas municipais

20/05/2009 14:27:23 - Jornalista: Francisco Barbosa - estagiário

Foto: Robson Maia

Meta é levar o medicamento para cerca de 37.800 alunos matriculados nas 113 escolas da rede

Os parasitas são um dos principais causadores de doenças entre as crianças. Por isso, a Secretaria de Saúde lançou hoje (20) a Campanha Municipal de Vermifugação, na Escola Municipal Amil Tanus, no Morro de Santana. A meta é levar o medicamento para cerca de 37.800 alunos matriculados nas 113 escolas da rede.

Durante o lançamento da campanha, os alunos da escola apresentaram esquetes e músicas alertando sobre as causas dos vermes e como prevenir a dengue. Que também se apresentou foi o grupo de teatro “Grutas”, da secretaria de Saúde. As aplicações seguirão até o final do semestre letivo.

O secretário Eduardo Cardoso esteve presente e falou sobre a importância da campanha. “Além de educar, precisamos estar comprometidos com a prevenção, que é a melhor maneira de se evitar doenças, como as causadas pelos vermes. Se cada um fizer a sua parte, teremos grandes resultados e todos ganham”, ressaltou.

Os parasitas mais comuns são a “áscaris lumbricóides” (a popular lombriga), “ancislotoma” (amarelão), “Tênia” (solitária), “schistossoma mansoni” (esquistossomose), giárdia e ameba. Os vermes prejudicam o crescimento e até o desenvolvimento cerebral, provocando dificuldade de aprendizado. Segundo a secretaria, as crianças têm facilidade em contrair infecções, em razão da baixa imunidade.

Paralelamente, segue também as aplicações do complexo homeopático contra a dengue. O medicamento não é uma vacina, portanto, não imuniza contra a dengue, mas auxilia no controle dos sintomas, evitando agravações e pode ser ingerido por pessoas de todas as idades.

A DOENÇA: Segundo o Ministério da Saúde, as verminoses são infecções intestinais causadas pela presença de parasitas (vermes). O contágio é feito pela ingestão de frutas e verduras mal lavadas, alimentos e objetos contaminados. Atitudes simples previnem o contágio de verminoses, como lavar bem os alimentos, andar somente calçado, beber água filtrada ou fervida, comer sempre carne bem passada, lavar as mãos sempre que usar o banheiro e antes das refeições.

Manter limpa a casa e o terreno ao redor, evitando a presença de moscas e outros insetos, não deixar as crianças brincarem em terrenos baldios, com lixo ou água poluída também são formas de evitar as verminoses. Outra dica é procurar periodicamente um médico ou posto de saúde.