Secretaria de Saúde no combate ao Culex

06/07/2005 15:09:25 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A secretaria de Saúde de Macaé, através da Divisão de Zoonoses, intensificou o trabalho de controle do culex (pernilongo), no Parque Aeroporto, devido a grande incidência do inseto no local. Segundo a gerente da Divisão, a veterinária Cristina Pereira, o trabalho da equipe vem sendo feito no canal Macaé/Campos e nos bueiros de todo o bairro, onde foram identificados os focos geradores do culex.

Já o supervisor de campo, Rogério Rodrigues acrescenta que o inseticida aplicado com a máquina pulverizadora é um larvicida biológico que não agride ao meio ambiente e elimina o mosquito na fase aquática, ou seja, de larva.

Cristina lembra ainda, que muitas pessoas solicitam o uso do carro fumacê, mas ela explica que o veiculo só é utilizado em lugares que tenham casos confirmados de dengue, não sendo este o caso no momento.

“É importante a ajuda da comunidade, pois o culex, como o aedes aegypti (transmissor da dengue), se prolifera em água parada. É preciso manter os quintais limpos, não jogar lixo em terrenos baldios, valões e bueiros”, explica.

Culex - Somente as fêmeas picam. Elas perfuram a pele da vítima com seu aparelho picador, inoculo (injeta) sua saliva misturando-a com o sangue (para evitar que o sangue coagule) e então suga a mistura.

Até alcançar a maturidade, os mosquitos sofrem metamorfoses. Primeiro a fêmea põe seus ovos na água, em massas flutuantes de 40 a 400 ovos. As larvas, que saem logo em seguida, ficam suspensas na superfície da água por finos pêlos.

Em três semanas sofrem três modificações. O quarto estágio é a ninfa, cujo casulo se rompe e o mosquito adulto aparece e abre suas asas. Esta é a última etapa e o começo de uma nova vida.