Secretaria de Saúde realiza curso de Biosegurança nesta sexta

05/10/2007 17:27:45 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

O Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador da secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa) realizou, na tarde desta sexta-feira (05), curso de capacitação com tema “Bio Segurança” no auditório do Passo Municipal. Aproximadamente 200 pessoas participaram da palestra. Objetivo foi capacitar enfermeiras, acadêmicos de odontologia e medicina, estagiários de enfermagem, técnico de higiene dental e auxiliar de consultório dentário sobre a prevenção básica utilizadas na assistência ao paciente.

-Estamos capacitando pessoas por um único motivo: Queremos que todos se previnam de acidentes biológicos entre eles pacientes e trabalhadores da área de saúde “, ressaltou o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady”.

No final do curso, três técnicas de enfermagem do Posto de Saúde Dr. Jorge Caldas, atualizaram a carteira de vacinação das pessoas que estiveram presentes com o intuito de imunizar contra Hipatite, Rubéola (Tri-Viral) e Antitetânica.

Biosegurança

Precauções Universais, atualmente denominadas Precauções Básicas, são medidas de prevenção que devem ser utilizadas na assistência a todos os pacientes na manipulação de sangue, secreções e excreções e contato com mucosas e pele não-íntegra. Isso independe do diagnóstico definido ou presumido de doença infecciosa (HIV/aids, hepatites B e C).

Essas medidas incluem a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (E.P.I.), com a finalidade de reduzir a exposição do profissional a sangue ou fluidos corpóreos, e os cuidados específicos recomendados para manipulação e descarte de materiais pérfuro-cortantes contaminados por material orgânico.

Equipamentos usados na Proteção

Os equipamentos de proteção individual são: luvas, máscaras, gorros, óculos de proteção, capotes (aventais) e botas, e atendem às seguintes indicações:

• Luvas - sempre que houver possibilidade de contato com sangue, secreções e excreções, com mucosas ou com áreas de pele não íntegra (ferimentos, escaras, feridas cirúrgicas e outros);

• Máscaras, gorros e óculos de proteção - durante a realização de procedimentos em que haja possibilidade de respingo de sangue e outros fluidos corpóreos, nas mucosas da boca, nariz e olhos do profissional;

• Capotes (aventais) - devem ser utilizados durante os procedimentos com possibilidade de contato com material biológico, inclusive em superfícies contaminadas;

• Botas - proteção dos pés em locais úmidos ou com quantidade significativa de material infectante (centros cirúrgicos, áreas de necrópsia e outros).