Secretaria de Saúde se prepara para campanhas de imunização

03/02/2010 14:17:55 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Kaná Manhães

Calendário inclui vacinação da gripe para idosos

A equipe do programa de Imunização da Coordenação de Saúde Coletiva da secretaria de Saúde de Macaé já começou a se preparar para mais uma série de campanhas ao longo do ano. Para este ano, o Ministério da Saúde já anunciou que novas vacinas serão introduzidas no calendário, entre elas a vacina contra a gripe A (H1N1).

A primeira campanha será contra a gripe A, e acontece no próximo mês, destinada a quatro grupos prioritários, definidos pelo Ministério. De acordo com a gerente do programa de Imunização de Macaé, Cláudia Campanati, no próximo dia 23 haverá uma reunião na Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil para traçar as metas da campanha nos municípios e definir todo o quantitativo de material, pessoal e toda a logística que envolve o trabalho.

A estratégia nacional de enfrentamento contra Influenza A (H1N1) será realizada no período de oito de março a sete de maio. O objetivo principal dessa estratégia é a vacinação em quatro etapas de grupos prioritários.

A expectativa do Ministério da Saúde com a vacinação não é evitar a disseminação do vírus, que já está presente em 209 países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mas reduzir a morbimortalidade associada a Influenza A(H1N1). A meta esperada é vacinar pelo menos 62 milhões de pessoas contra a gripe em todo pais.

Cláudia ressalta que ficou definido que os grupos prioritários para receber a vacina da gripe A são os trabalhadores de serviços de saúde, população indígena, gestantes, população com doenças crônicas, adultos de 20 a 29 anos, crianças de seis meses a dois anos e idosos a partir dos 60 anos.

Ela explica que os doentes crônicos que serão atendidos em especial são os que tem diabetes, doenças cardíacas, respiratórias, hepáticas, renais e hematológicas, imunodepressão e grande obesidade - Grau III.

O calendário de vacinação começa no dia oito de março e atenderá os trabalhadores de Serviços de Saúde e população Indígena. Entre os dias 22 de março e sete de maio as gestantes, população com doenças crônicas e crianças de seis meses a dois anos, dos dias 22 de março e dois de abril. Os adultos com idade entre 20 e 29 anos no período de cinco e 23 de abril, e os idosos receberão a vacina entre os dias 24 de abril e sete de maio.

Outras vacinas que também estarão incluídas no calendário são a pneumocócica 10- valente e a anti-meningococo.