Secretaria do Idoso apresenta cartilha durante Conferência Estadual no Rio

19/06/2008 18:04:16 - Jornalista: Equipe Secom

A Cartilha Infantil Idoso no Lar, elaborada pela prefeitura de Macaé, foi considerada uma ação inovadora pelo Conselho Estadual do Idoso. A cartilha está sendo apresentada na II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que começou nesta quarta-feira (18) no Rio de Janeiro. A secretária Executiva dos Direitos do Idoso, Cátia Crespo, representou o prefeito Riverton Mussi Macaé na solenidade de abertura e participa dos debates, juntamente a outros delegados de Macaé.

A II Conferência prosseguiu nesta quinta-feira (19), com programação realizada no Palácio Gustavo Capanema, no Centro do Rio. Dentre os temas abordados, ações e perspectivas para efetivação dos direitos do idoso, saúde, violência e maus tratos, além de assistência social à terceira idade. Além da cartilha, Macaé participou do eixo temático “Educação, Cultura e Lazer”, apresentando boas práticas desenvolvidas.

A secretária Cátia Crespo ressaltou que a Cartilha Infantil Idoso no Lar é uma ação que ainda não foi implementada na atual Política Nacional do Idoso, representando assim um caráter novo e criativo que atende as necessidades do segmento da pessoa idosa. “É motivo de grande satisfação ver o meu trabalho e de minha equipe reconhecido a nível de Estado”, disse ela explicando que a cartilha foi criada com o objetivo de divulgar os direitos dos idosos , tornando-os próximos e de conhecimento das crianças”, comentou.

A Secretaria Executiva dos Direitos do Idoso realiza rotineiramente campanhas de conscientização junto a população sobre os direitos da pessoa idosa; contra discriminação social e tratamento do idoso no lar. Esta última aborda os cuidados necessários e corretos a serem destinados a pessoa idosa, para que haja respeito na relação, evitando o asilamento.

- O trabalho envolvendo a criança acontece em cada visita realizada aos lares das pessoas idosas e nas escolas, onde acontecem palestras e distribuição da cartilha , disse a secretária Cátia Crespo.

Representantes de conselhos, órgãos governamentais e da sociedade civil organizada participam da apresentação das discussões e nas conclusões das Conferências Regionais, que aconteceram em todo o estado, entre os meses de março e maio, nas regiões Metropolitana, Serrana, das Baixadas Litorâneas, Norte, Noroeste, Centro-Sul Fluminense, além de Costa Verde e Médio Paraíba.

Nesta sexta-feira (20), a Conferência será encerrada com a eleição de 37 delegados que representarão o Rio de Janeiro na II Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontecerá em Brasília, de 28 a 30 de outubro.