Secretaria fiscaliza transporte irregular

14/09/2005 18:45:10 - Jornalista: Cesar Dussac

As equipes de fiscalização da Secretaria de Transporte de Macaé, com a presença do secretário Fernando Magalhães, apreenderam seis vans na tarde desta quarta-feira (14). A Secretaria vem intensificando a fiscalização do transporte em vans, que tiveram prazo até 20 de agosto para se ajustar às exigências, conforme acordo assinado pelas cooperativas locais e intermunicipais.

O secretário sobre a assinatura do documento. “Segundo o acordo, assinado na Secretaria em 28 de julho, e divulgado pela imprensa regional, as cooperativas sediadas em outros municípios se comprometeram a exigir de seus cooperados o total cumprimento das cláusulas estabelecidas no documento. Após o prazo, passamos a apreender as vans e cobrar multas, no valor de 1000 URM, que hoje representam R$ 1.709”, informou.

Fernando Magalhães ressalta que a fiscalização, segundo orientação da administração municipal, é para atentar para a segurança dos passageiros, porque o município não precisa instalar uma indústria de multas. “A maior parte das vans apreendidas não tem qualquer condição de trafegar e, muito menos, de transportar pessoas”, assegurou Fernando.

Segundo o secretário, a irresponsabilidade de um não pode condenar dezenas de pessoas, conduzidas em veículo com pneus carecas, sem qualquer condição de se sair bem em situação de perigo. “A falta de freios também é outro aspecto que pesa na inspeção; não admitimos que vidas humanas fiquem expostas, correndo riscos de acidentes, que podem ser fatais ou mesmo que tenham qualquer tipo de conseqüência prejudicial”, observou Fernando. O secretário informou que ficou acertado também que as vans de outros municípios não poderiam recolher passageiro em trajetos urbanos cobertos pelas vans credenciadas no município.

Quanto às vans credenciadas para atuar no município, Fernando afirmou que foram criadas 10 linhas para serem cobertas com revezamento. Segundo Fernando, assim procurou-se evitar o acúmulo desses veículos no centro da cidade e a grande concentração em trajetos considerados pelos proprietários como os mais rentáveis, dando-se oportunidade a todos.