Secretarias intensificam ações na Ajuda de Baixo

22/09/2008 18:58:22 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Nesta segunda-feira (22), equipes das secretarias municipais de Trabalho e Renda, Procon, Defesa Civil, da Coordenadoria do Macaé Cidadão e de Saúde prosseguiram com ações nos bairros do município, desta vez na Ajuda de Baixo.

Os trabalhos também serão realizados nesta terça-feira (23) no local, enquanto na quarta-feira (24), será a vez dos moradores da Ajuda de Cima receberem as equipes. Entre as orientações que um assessor jurídico, um fiscal, uma coordenadora de atendimento e um assistente técnico do Procon ofereciam, estavam conhecimentos acerca de guias e dados para o consumidor fazer valer seus direitos.

Além disso, na manhã desta segunda-feira, houve atendimento acerca de cobrança indevida sobre cancelamento de linha de celular. Outro serviço, prestado tratou de assistência técnica, uma vez que o produto em questão apresentava problemas de vício. O assessor especial do Procon, Gilberto Cure, explicou que essas dificuldades se referem a defeitos continuados.

Já a Central do Trabalhador da secretaria de Trabalho e Renda, atendia às pessoas em termos de empregabilidade, informando-as sobre orientação profissional, além de cadastramento e encaminhamento de interessados para o mundo do trabalho. Emissão da primeira e segunda vias da Carteira de Trabalho e cadastro para cursos profissionalizantes também foram realizados por três profissionais da secretaria.

O Programa Macaé Cidadão em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Social e Humano, levou informações sobre o Programa Bolsa Família: as crianças e os adolescentes com idades de seis aos 18 anos são obrigadas a ter freqüência escolar acima de 85%. Já em termos de saúde, as mães gestantes devem apresentar seus cuidados sobre Pré-Natal. Quando a criança tem até seis anos, a mãe precisa mostrar a Caderneta de Vacinação de seu filho.

No Posto de Saúde da Ajuda de Baixo, os moradores do bairro puderam aferir a pressão, serem vacinados contra a rubéola, hepatite, pólio, entre outras. Do lado de fora, o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) levava vacinação anti-rábica a cães e gatos daquela região.

Funcionários da secretaria de Saúde orientaram os moradores a respeito de como evitar a dengue. Este trabalho visa a prevenir a dengue evitando novos casos no próximo verão. Outra atividade realizada na Ajuda de Baixo refere-se a orientações sobre roedores. A fim de evitar a proliferação desses animais, sete homens da secretaria de Saúde instalaram iscas em possíveis tocas de roedores. O ônibus Expresso da Saúde orientou à população à respeito de como evitar o câncer de boca, além de promover atendimento preventivo odontológico para crianças e adultos.