Secretarias municipais unidas no combate ao pernilongo

22/08/2005 17:07:13 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Os secretários municipais, Fernando Diogo (Saúde) e Fernando Marcelo Tavares (Meio Ambiente), o assessor Jonas Siqueira César (Serviços Públicos) realizaram uma reunião técnica, na manhã desta segunda-feira (22), para intensificar as ações de controle do culex (pernilongo) no bairro Aeroporto e adjacências.

Uma das ações definidas pela equipe, formada por técnicos das secretarias, será uma reunião com os presidentes de associações de moradores dos bairros atingidos. A idéia, segundo Fernando Diogo, é fazer deles multiplicadores das ações e, assim poder levar informações à comunidade.

A secretaria de Saúde, através da divisão de zoonoses da coordenação de Saúde coletiva, iniciará o trabalho de aplicação de biolarvicida nas áreas dragadas do canal Macaé-Campos para eliminação das larvas. Fernando Diogo lembrou que os agentes continuam as visitas domiciliares e realizando pulverização de biolarvicida nos bueiros e valas.

Quanto ao uso do fumacê os secretários de Saúde e de Meio Ambiente afirmam que irão estudar a possibilidade de uso, já que a aplicação de forma indiscriminada causa danos ambientais. “O Ministério da Saúde preconiza o uso do fumacê somente em confirmação de dengue, caso contrário o município pode ter o equipamento recolhido”, lembrou Diogo.

O secretário Fernando Marcelo esclareceu que o despejo clandestino de esgoto impede que peixes e outros animais aquáticos sobrevivam no local e que os mesmos, poderiam ser predadores naturais. “Entendemos a situação dos moradores, mas não podemos combater o pernilongo e causar estragos à fauna, à flora e até mesmo ao homem. Estamos utilizando meios técnicos que são mais lentos para apresentar resultados”.

O engenheiro Jonas Siqueira disse que a secretaria de Serviços Públicos está fazendo a dragagem do canal Macaé-Campos, de acordo com as normas técnicas da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla).

Já o secretário de Obras, Tadeu Campos, que também participou do encontro, enfatizou que está sendo feita melhoria na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Aeroporto, na tentativa de diminuir os odores e a proliferação de mosquitos. “Também estamos fazendo estudo topográfico que deverá ser apresentado ao prefeito dentro de 40 dias, para a construção de uma nova ETE. A estação ficará situada próxima à Infraero”, informou.