Secretário de Infra-estrutura Urbana visita obras da Linha Verde

02/07/2007 18:06:12 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Depois de visitar, na manhã desta segunda-feira (02), as secretarias executivas da Guarda Municipal e de Transporte e Trânsito, o secretário municipal Especial de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, visitou, acompanhado pelo secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, e subsecretário, Mário Bucker, as obras de revitalização da Linha Verde, que começaram no dia 26 de junho, quando a prefeitura interditou o trecho do lado direito entre os trevos da Cidade Universitária e da Aroeira, liberando o tráfego em mão dupla no outro lado da pista.

As ações fazem parte do pacote de obras de revitalização desta via que, juntamente com a Linha Azul, Linha Vermelha e outras, interligam várias áreas da cidade. No pacote de obras da Linha Verde, com orçamento de R$ 29 milhões, estão incluídas a abertura da Estrada do Tatu e pavimentação da antiga Avenida Cancela Preta e de outras ruas e avenidas localizadas nas proximidades dessa avenida.

Na pista interditada em direção ao trevo da Aroeira, a Semob iniciou a retirada de toda a pavimentação e meios-fios. Segundo o secretário especial, Adrian Mussi, os estudos efetuados pela Semob constataram que toda a pavimentação estava ruim e a prefeitura optou por retirar o asfalto antigo e pavimentar novamente a pista. Além disso, será construída a rede de drenagem de águas pluviais, com correção no caimento da pista para melhorar a drenagem, já que os alagamentos eram um dos maiores problemas da Linha Verde.

- A drenagem era superficial e por isso a via alagava em vários trechos. Além disso, o asfalto que estamos retirando tem, no máximo, cinco centímetros de espessura e o ideal para essa pista, de grande movimentação de veículos, é que tenha pelo menos oito centímetros – disse Tadeu Campos.

Além de meios-fios e nova pavimentação, as calçadas serão recuperadas e a via ganhará redutores de velocidade, sinalização e revisão da iluminação. As obras têm prazo de conclusão de três meses e assim que a pista for liberada para o tráfego, as obras vão iniciar no outro lado.

A Linha Verde foi construída há aproximadamente dez anos, pelo governo do Estado. As obras iniciaram quando Marcello Alencar era governador e foram concluídas pelo governador Garotinho.

- Foi uma obra feita pelo governo do Estado, mas a qualidade do serviço ficou a desejar. As análises mostraram que não adiantavam remendar o asfalto e que a via precisava de recuperação total como a prefeitura está fazendo agora – disse Adrian.

A Linha Verde é uma das mais importantes vias do município por integrar a RJ-168, ligando Macaé à BR-101, aos Cavaleiros e localidades próximas e à Rodovia Amaral Peixoto, dando acesso aos municípios da Região dos Lagos. A linha faz parte do arco viário do município e tem três ramais. Um deles leva ao Novo Cavaleiros, outro ao Bairro da Glória e outro à Aroeira. Por ser uma estrada de grande movimento, é objetivo da prefeitura que ela continue ligando várias partes do município à RJ-168 e Linha Azul, integrando as localidades e, ainda, descongestionando o trânsito pesado no centro da cidade.