Secretários ambientais da região se reúnem para discutir sustentabilidade

29/06/2009 17:56:17 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Os titulares do Meio Ambiente buscam indicadores de formulação de políticas públicas

Já está agendada a próxima reunião entre os secretários de Meio Ambiente de Macaé, Rio das Ostras e Casimiro de Abreu. O encontro, o segundo deste ano, está marcado para o próximo dia 14 (terça-feira). A reunião informal, que servirá para a troca de experiências, vai acontecer em Rio das Ostras.

Estarão presentes o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras, Max Almeida, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu, Marco Antônio Faria Lobo e o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Macaé, Maxwell Vaz.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Macaé, Maxwell Vaz, na primeira reunião, que aconteceu no último dia 11, os titulares da pasta ambiental discutiram vários temas e problemas comuns aos três municípios que possuem geograficamente um ponto de integração ? a Reserva Biológica União (Rebio).

- A pauta foi extensa, mas, com objetividade conduzimos tudo com muito aproveitamento. Houve troca de experiências e conversamos sobre Conselho e Conferencia de Meio Ambiente, gerenciamento de resíduos, licenciamento ambiental, Lagoa Imboassica e até sobre as dificuldades orçamentárias, considerando que os referidos municípios sofreram com a queda de arrecadação sendo obrigados a contingenciar o orçamento prejudicando as metas das secretarias e do próprio município - revelou.

Segundo Maxwell, a reunião foi tão produtiva que resolveram agendar a segunda para aprofundarem os temas relacionados ao Desenvolvimento Sustentável regional.

Características dos municípios- Rio das Ostras, localizado numa área de 231 km² e com uma população de cerca de 100 mil habitantes é uma das cidades litorâneas que mais cresce no Estado do Rio de Janeiro e a primeira a usar o gel bags - um novo sistema de tratamento de esgoto.

O município de Casimiro de Abreu possui uma área de mais de 450 km² e uma população de 22 mil habitantes e tem como principal atividade o turismo e a agricultura. Macaé, por sua vez, possui uma área total de 1.215 km² e uma população de cerca de 200 mil habitantes. É a cidade que mais se desenvolve na região, motivada pela indústria do petróleo.

Apesar de suas diferenças, os três municípios têm problemas comuns ocasionados pelas mudanças socioeconômicas e ambientais e pelo crescimento populacional da região. A maioria das pessoas em busca de trabalho no pólo de petróleo se instalou nas periferias das cidades, sem nenhuma infra-estrutura, trazendo uma série de desafios para o poder público. Os secretários ambientais estarão buscando indicadores comuns à formulação de políticas públicas do uso sustentável dos recursos naturais.