Sede da Apae é inaugurada

07/08/2007 12:27:05 - Jornalista: Catarina Brust

Depois de reformada e adaptada para portadores de deficiência, a sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), foi inaugurada nesta manhã de terça-feira (7). A prefeitura de Macaé é parceira da instituição, apoiando os projetos desenvolvidos por meio da secretaria Executiva de Assistência Social e do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec). A inauguração contou com a presença da primeira-dama, Márcia Moraes, que representou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi.

- Há muito tempo, a diretora da Apae, a Ângela vem lutando por isso. Uma instituição desse porte merece o apoio que a prefeitura de Macaé vem dando para que ela cresça cada vez mais, atendendo um número maior de pessoas portadoras de deficiência, destacou Márcia Moraes.

Na reforma da adaptação do imóvel, com salas e banheiros próprios para os portadores de deficiência, foram investidos R$ 140 mil. “A obra durou cerca de três meses, e a reforma do segundo andar será concluída em breve. O elevador é especial e terá porta de entrada e de saída para outro lado, facilitando o acesso de deficientes e cadeirantes”, explicou o secretário de Obras, Tadeu Campos. No segundo andar também funcionará um consultório odontológico.

A Apae tem 79 alunos matriculados, e atende diariamente cerca de 50 pessoas, com 15 professores. Com a reforma, a Apae abrigará a Escola Especializada Abraça, voltada para a educação infantil e ensino fundamental. A sede também possui sala de fisioterapia, pedagogia e psicologia, além de cozinha e um parquinho com brinquedos para as crianças que freqüentam a entidade.

- Esse é um momento muito importante para nós. Quem entra na Apae se apaixona pelo trabalho dela e nunca mais quer sair. O foco da entidade é voltado para o bebê: quanto antes fizermos a estimulação na criança, melhor será a perspectiva de melhora. Não vamos resolver tudo, mas com certeza, eles terão uma vida melhor, com mais qualidade, observou Ângela Maria Ferreira, diretora presidente da Apae Macaé.

A Apae é uma das entidades subvencionadas pela prefeitura de Macaé. O Fumdec repassa R$ 6 mil, mensalmente à instituição.

- O objetivo é que os assistidos pela instituição possam ter o atendimento necessário para uma vida saudável. Com essa reforma, a Apae poderá atender de forma mais completa e integral tanto os assistidos quanto seus familiares, declarou Waldeci Brandão, secretário executivo de Assistência Social.