Segurança: quarta ação bem sucedida em sete dias

01/03/2018 18:25:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Patrulha Maria da Penha, da Secretaria Adjunta de Segurança de Macaé, foi acionada, nesta quinta-feira (1o), às 04h40, por uma vítima de violência doméstica, que se dirigiu à base da patrulha, no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), Centro, ao lado da 123ª Delegacia de Polícia Civil do Estado. A equipe, com o apoio do Grupo de Apoio Operacional (GAop), deteve o agressor, que foi encaminhado a 123ª DP, onde ficou preso. Esta é a quarta bem sucedida ação das equipes da Segurança Municipal (Guarda Municipal), em menos de uma semana. Elas atuam em parceria com o 32º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e com a 123ª Delegacia de Polícia Civil do Estado.

A vítima, depois de realizar o Boletim de Atendimento Médico (BAM), também foi encaminhada para a 123ª DP e ao Instituto Médico Legal (IML) para exame. Ela recebeu ainda atendimento da equipe técnica do Ceam e foi levada a um lugar seguro a sua escolha. A Subcoordenadora da Guarda Municipal e coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Laila Bastos, informou que a mulher se dirigiu a pé à base porque o agressor quebrou o seu celular para que ela não pedisse ajuda. Ele estava dormido na residência, Aeroporto, quando as equipes chegaram ao local para dar voz de prisão.

- As mulheres não precisam aceitar qualquer tipo de violência que venham a sofrer. Pedimos que denunciem. A Guarda Municipal tem a Patrulha Maria da Penha que atua 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados, para monitorar e fiscalizar descumprimentos de Medidas Protetivas expedidas pelo juiz, assim como para atender emergências quando qualquer mulher maior de 18 anos nos acionar -, diz a coordenadora.

As equipes da Segurança Municipal tiveram destaque desde a manhã de 23 de fevereiro (sexta-feira), quando o Grupo de Apoio Operacional (GAop), deteve o suspeito de atirar e matar um comerciário que trabalhava em uma loja na rua Vereador Manoel Braga, no Centro. Depois disto, na última quarta-feira (28), às 11h40, a Patrulha Comunitária que atua no bairro Cavaleiros, deteve um suspeito de roubo praticado próximo a uma agência bancária do bairro e ainda, durante a madrugada, prenderam outros dois elementos, que assaltavam próximo a um ponto de ônibus, no entorno do trevo do bairro Cancela Preta. A guarnição municipal conseguiu, também, após o cerco ao homem e ao menor de idade que confessaram o crime, recuperar os pertences da vítima. Depois dessas ações, os agentes da Guarda Municipal, encaminham os detidos para a 123ª DP.

O gestor da Segurança Pública, André Luiz Ramos Monteiro, informou que as equipes estão colhendo o resultado de uma estratégia iniciada no final de 2017 de reformulação do trabalho das guarnições que, desde então, passaram a realizar ações mais ostensivas nas ruas da cidade. Desde novembro de 2017, a Patrulha Comunitária faz rondas nos bairros da cidade com oito viaturas, reforçando o trabalho tático de patrulhamentos ostensivo já realizado há quatro anos, pelo Gaop. "Desta forma, foi dobrado o efetivo de patrulhamento diário em vias públicas. Os agentes, em contato com a população, recebem denúncias anônimas e de vítimas, ou atuam em flagrantes, com resultados já visíveis", diz.

O secretário destacou ainda a importância da ação preventiva da Coordenação de Apoio Preventivo Escolar (Cape), que reforça a sua atuação no entorno das unidades escolares com o início do ano letivo. O Cape oferece palestras para pais, professores e alunos sobre segurança. Ele salientou também que a divisão setorial das equipes foi importante para os bons resultados, assim como o treinamento tático operacional diário é, para garantir a proteção dos agentes municipais.

- Nos preocupamos em colaborar com a segurança da população, mas sem colocar em risco a vida de nossos agentes, que atuam com armamento não letal. Por isso, investimos em treinamento diário e agora estamos em fase final do processo licitatório para a compra de 100 coletes balísticos para a segurança do servidor municipal -, acrescentou o secretário.

Os contatos da Patrulha Maria da Penha são 0800-282-2108; whatsapp: (22) 997072085 e Guarda Municipal 2796-1328.