Segurança reforçada em parceria com governo do Estado

11/04/2008 17:19:40 - Jornalista: Thales Coutinho

Fruto do bom relacionamente da prefeitura de Macaé e o governo do Estado, a segurança pública vem recebendo atenção especial. Entre as ações desenvolvidas em conjunto, destaca-se a construção da Delegacia Legal. As obras já foram licitadas e devem começar nas próximas semanas. O objetivo é aumentar a produtividade e a qualidade dos serviços policiais, através do uso de tecnologia, do treinamento permanente dos recursos humanos e da reestruturação dos processos de trabalho, para proporcionar um melhor atendimento à população.

A parceria consiste na construção do prédio por parte da prefeitura, enquanto o governo do Estado entrará com o treinamento de pessoal, viaturas, computadores e todo mobililiário. A Delegacia Legal de Macaé funcionará na esquina da Avenida Presidente Sodré, no Centro, em frente ao Mercado de Peixe, em área desapropriada pela prefeitura. O programa já conta com 106 Delegacias Legais implementadas em todo Estado.

Para o prefeito Riverton Mussi, a parceria entre prefeitura e governo do Estado é fundamental para a realização de projetos focados na melhoria da qualidade de vida do cidadão.
– A instalação da Delegacia Legal na cidade representa um avanço no sistema de segurança. Com a nova unidade, vamos reforçar o combate à criminalidade na cidade e proporcionaremos um melhor atendimento à população – declarou o prefeito.

Além da construção da Delegacia Legal, o bom relacionamento entre prefeitura e governo do Estado já trouxe vantagens para o município na área de segurança pública. Segundo o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, coronel Rosano Augusto Souza, desde meados de 2007, 88 novos policiais chegaram em Macaé, 27 viaturas para a PM, sendo 2 quadriciclos.

Os resultados da vinda de reforços são significativos. Foi registrado queda de homicídios em um comparativo com o ano passado. Em 2007, foram contabilizados 23 casos de assassinatos no primeiro bimestre, enquanto no mesmo período, em 2008, o número caiu para 15 casos.