Seictec apresenta monitores da Lan House da Malvinas

09/04/2008 16:37:13 - Jornalista: Waleska Freire

A formatura dos 87 alunos das primeiras turmas do curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores da Fábrica de Cidadania lotou a sede do Clube Fluminense, na noite de terça-feira (8), quando completou cinco meses de inauguração da Fábrica, projeto do programa Macaé Inteligente. Foram apresentados os seis alunos da turma de formandos que serão os monitores das Casas Inteligentes dos bairros Malvinas e Nova Holanda, cuja inauguração está marcada para os próximos dias 15 e 16.

O secretário executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, apresentou os monitores da Lan House da Malvinas: Claudete Almendro, 37; Anderson Daniel Rosa Scheles, 27; Rádamis Nascimento,23; Michel das Neves Manhães,18 e Tiago Sales Pereira,21. O secretário especial de Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Claro Papes, representou o patrono da turma, prefeito Riverton Mussi, ao lado da representante da Câmara Municipal de Macaé, vereadora Marilena Garcia, do coordenador do programa Macaé Inteligente, José Vicente e do secretário Guto Garcia, todos homenageados pela comissão de formatura.

- O prefeito Riverton Mussi acreditou no projeto e na sua extensão como o Centro de Ensino Tecnológico e Profissionalizante (Cetep) que começará nos próximos dias - destacou Juvêncio Papes.

O secretário Guto Garcia e o coordenador José Vicente destacaram a concretização da primeira fase do projeto Macaé Inteligente e informaram que vários formandos estão inseridos no mercado de trabalho. "O sucesso está comprovado na procura pela segunda fase. Foram cerca de 500 candidatos, tivemos que fazer prova de seleção para as 120 vagas. As aulas começaram nesta semana. Este é o primeiro curso prático que existe no estado. Eles saem sabendo montar e desmontar micros", explicou Guto.

Claudete Almendro, 37, foi à primeira inscrição feita pelo prefeito Riverton Mussi na inauguração da Fábrica, no dia 08 de novembro de 2007. "Hoje, não sou mais a mesma, sou valorizada e tenho perseverança, faço parte da equipe que tornou realidade esse projeto", disse.

No projeto, coordenado pela secretaria Executiva de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seictec), os alunos aprendem a fazer reciclagem de computadores e equipamentos de informática usados. As aulas são gratuitas nos turnos manhã, tarde e noite. O curso oferece várias oportunidades no mercado de trabalho, através da qualificação profissional, e contribui para a redução do lixo tecnológico.

Todo computador reciclado pelos alunos vai para a instalação das Casas Inteligentes (lan houses públicas) nas periferias. As aulas do curso/estágio na Fábrica de Cidadania começaram no dia 12 de novembro do ano passado, quatro dias após a inauguração. A Fábrica de Cidadania fica na Rua Teixeira de Gouveia, 634, Centro.