Seleção Brasileira de Luta chega a Macaé para aclimatação

25/06/2007 18:44:16 - Jornalista: Catarina Brust

Quando foi anunciado oficialmente como o 16º presidente dos Estados Unidos em 1860, Abraham Lincoln estava participando de um dos estilos de luta – a livre. Os filósofos Sócrates, nascido em 469 a.C (antes de Cristo) e Platão (427-347 a.C.) também eram adeptos da luta greco-romana. Esses dois estilos – o livre e a greco-romana – e mais o feminino, incluídos no Pan a partir de 2003, estão na modalidade lutas olímpicas nos XV Jogos Pan-Americanos do Rio 2007. Cerca de 15 atletas da Seleção Brasileira de Lutas que disputarão o Pan do Rio chegaram a Macaé nesta segunda-feira (25), para treinar na

A Seleção Brasileira de Lutas será representada no Pan por 18 atletas: sete da categoria estilo livre, quatro no feminino e sete da greco-romana. A delegação que está em Macaé vai treinar na Guarda Municipal e no Clube Cidade do Sol, e está hospedada no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Bittencourt. Nos próximos dias, chegarão a Macaé os atletas que fazem parte da Seleção Brasileira e estão treinando em outros estados e países.

- O objetivo da luta greco-romana é derrubar o oponente de costas para o chão. São proibidos golpes abaixo da cintura e atacar e defender com as pernas. No estilo livre e no feminino é permitido o uso das pernas para atacar e defender. As lutas são disputadas em três rounds de dois minutos, com intervalo de 30 segundos. Se o atleta vencer os dois primeiros rounds, não é necessário disputar o terceiro - explica Marcos Paulo de Oliveira, técnico da Seleção Brasileira de luta greco-romana.

Outro técnico que já chegou a Macaé é o treinador do estilo feminino, Jefferson Teixeira, acompanhado das atletas Suzana Almeida (que disputou os Jogos em Santo Domingo) e Carolina De Lazer. As atletas Joyce Silva (categoria 55 kg) e Rosangela Conceição (72 kg) estão no Canadá e chegam nos próximos dias.

- O treinamento deverá ser realizado em dois períodos, pela manhã e à tarde, com duas horas de duração cada. Nos próximos dias os treinamentos serão fortes, ordinários e regenerativos, observa Marcos Paulo de Oliveira.

Fábio Ribeiro (categoria 55 kg), Marcelo Gomes, o Zulu do Big Brother de 2004 (84 kg) - da greco-romana - Vinícius Pedrosa (55 kg), Valdeci Silva (66 kg), Renato Roma - do estilo livre - estão em Macaé para a aclimatação antes do Pan do Rio.

- Estamos confiantes para disputar o Pan. O Brasil luta para conquistar medalhas, e pelo 3º lugar na classificação geral. Apesar dos Estados Unidos e Cuba possuírem 90% das medalhas de ouro, vamos buscar as melhores colocações, e até, um ouro - observou o niteroiense Zulu, heptacampeão brasileiro de luta greco-romana. “Nunca perdi nenhuma luta no Brasil”, completou o atleta.

As 18 categorias do torneio de lutas do RIO 2007 distribuem 72 medalhas. Além dos medalhistas, os lutadores que se classificarem entre o quinto e o oitavo lugares recebem diploma de participação.