Seleção para curso gratuito da Fábrica da Cidadania reúne mais de 300 pessoas

20/07/2009 15:26:21 - Jornalista: Grazielle de Marco

Cerca de 350 pessoas realizaram nesta segunda-feira (20) a prova de seleção para o curso gratuito de Montagem e Manutenção de Computadores, oferecido pela prefeitura através da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Os candidatos realizaram prova de conhecimentos básicos de informática e internet.

As aulas dos aprovados nesta prova iniciarão em setembro, na Fábrica da Cidadania, localizada na Rua Teixeira de Gouveia, 634. De acordo com o coordenador José Vicente Rodrigues, o principal objetivo do curso é a inclusão social e a construção da cidadania. “Estamos capacitando centenas de jovens, e temos tido uma alta taxa de empregabilidade. Isso comprova não só a qualidade do curso que oferecemos, mas também a importância social deste trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura”, comentou.

As pessoas que tiverem interesse em participar do curso precisam ter idade a partir dos 12 anos e levar para a inscrição Identidade, CPF, Título de eleitor, uma foto 3x4 e um quilo de alimento não perecível. A secretaria iniciará novo período de inscrições em agosto, no Telecentro.

O curso de Montagem e Manutenção de Computadores tem duração de três meses, totalizando 100 horas de aulas práticas e teóricas. Além disso, fazem parte da programação do curso um ciclo de quatro palestras, que tem como objetivo a formação humana do estudante. São abordados nas palestras temas como Marketing Pessoal, Emprendedorismo, Cidadania, Administração, entre outros.

Durante as aulas práticas, os alunos montam computadores, a partir de peças recicladas de máquinas doadas por instituições públicas e privadas, que são direcionados às Lan Houses Públicas. Os monitores das Lan Houses foram escolhidos entre as três turmas de formandos no curso/estágio prático de montagem e manutenção de microcomputadores. “Esse projeto é pautado no objetivo maior do prefeito Riverton Mussi, que é a inclusão digital”, disse José Vicente.