Seleção para o Conservatório Macaé de Música começa dia 30

27/07/2007 15:17:01 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Começa na segunda-feira, dia 30, o processo de seleção dos candidatos a vagas no Conservatório Macaé de Música, da Fundação Macaé de Cultura. 250 interessados se inscreveram para as 52 vagas. O coordenador, Lúcio Duval, considera que a grande procura se deve à qualidade do ensino da escola, que possui um número elevado de renovação de matrículas e atende também a alunos de municípios circunvizinhos.

O conservatório, que foi fundado em maio de 2004, já é uma referência cultural na região. A escola tem capacidade para atender cerca de 280 alunos e é procurada por moradores de Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã, Barra de São João, entre outros municípios. A taxa de desistência do curso é baixa, o que reduz a disponibilidade para novas matrículas. A maior parte dos interessados está na faixa etária de 15 a 30 anos. Entretanto, Lúcio Duval ressalta que tanto crianças, quanto pessoas na “terceira idade” buscam se inscrever. “Música não tem idade”, observa.

Lúcio Duval, que é autor do projeto de criação da escola, credita o sucesso do conservatório aos seus professores. “Com bons professores teremos ótimos alunos”, considera.

Este ano houve uma reestruturação da instituição, que passou a oferecer curso livre, com duração de dois anos, e curso técnico, de três. Lúcio, que também é professor de violão, explica que a idade ideal para ingresso nos cursos é 13 anos. Isso porque as aulas de instrumento e teoria são ministradas em grupo. Ele informou que um projeto de curso de iniciação musical voltado para crianças está sendo elaborado.

Os candidatos às vagas receberão o resultado da avaliação imediatamente após o teste de seleção. Foram 48 inscritos para bateria, concorrendo a 5 vagas; 8 para clarinete, com 6 vagas; na flauta, 12 para 5; guitarra, 61 para 10; saxofone, 11 para 6; violino, 20 para 4, violão, 84 para 8, e trompete, 6 para 6, sendo que dessas, 4 são para o primeiro nível. Não foram abertas as vagas para baixo-elétrico, canto, piano e teclado.

Ano passado, foram 180 inscritos para o curso de canto, que é o mais procurado, seguido por violão e teclado. Vinte professores ministram as disciplinas de instrumento, ou canto, de teoria musical, prática de coral e prática de conjunto, no curso básico. O técnico abrange, além das aulas de instrumento, ou canto e de prática de conjunto, as disciplinas de harmonia, estética, história da música e da arte. O curso técnico dispõe, ainda, de um grupo de madrigal.