Sem Fronteiras inscreve jovens em curso do Ciem H2

21/05/2008 19:00:07 - Jornalista: Catarina Brust

Visando a qualificação profissional de jovens, o Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (Ciem H2), disponibilizou vagas para o programa Cinema Hip-Hop voltado para a formação audiovisual. Diversos jovens do programa Sem Fronteiras participam do curso do Ciem H2 que tem apoio do projeto Criança Esperança, onde ao final da atividade, os alunos terão que elaborar um documentário com o tema “Eu e o Hip Hop”, apresentando as impressões e as práticas dos envolvidos na iniciativa.

- Essa é mais uma parceria, que visa a qualificação dos jovens do município com o objetivo de inseri-los no mercado de trabalho. Com mais capacitação, os adolescentes têm mais oportunidades para conquistar uma vaga de emprego - destaca o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes, completando que os jovens do Programa Sem Fronteiras, da prefeitura, é desenvolvido pela secretaria de Trabalho e Renda (Semtre).

A qualificação profissional de jovens é uma das metas de ambos os programas. O Ciem H2 é um projeto sócio-cultural de utilidade pública, que visa a formação de jovens e adolescentes na cultura do hip hop. A partir deste gênero, os jovens adquirem conhecimentos em várias modalidades, como, dança, grafite, música (mc e dj), formação de artistas individuais e grupos profissionais. As oficinas de formação permitem a qualificação necessária para o mercado de trabalho e geração de renda, tudo através do fomento à gestão cultural.

- Dentre os destaques da instituição está o eixo de ‘Tecnologia e Mídias Alternativas’ que recebeu o apoio do Criança Esperança pelo projeto ‘Cinema Hip Hop: da invisibilidade à participação em 2008; a Membros Cia. de Dança com atuação já estendida a 20 países; a banda ART.1, grupo de música que representou o Brasil na cerimônia do WCPRC, na Suécia em 2007, entre outros, explica Dilma Negreiros, uma das fundadoras do Ciem H2, juntamente com Paulo Azevedo, Taís Vieira.

Programa Sem Fronteiras - Já o Programa Sem Fronteiras tem como objetivo inserir jovens residentes em Macaé, avaliados em situação de risco social, no mundo do trabalho após processo de formação pessoal, qualificação profissional e paralelo acompanhamento social, psicológico e pedagógico.

- Como nos anos anteriores o CIEM H2 é mais uma das instituições parceiras em ceder vagas de cursos aos jovens do Programa, para a viabilização desta parceria. Anterior ao processo de encaminhamento houve um momento de sensibilização para que os jovens participassem desta oportunidade. Foi apresentado aos jovens um vídeo “Arte de um sobre muitos no mundo”, visando explicitar a atividade e finalidade do curso e após esta atividade os próprios jovens demonstraram total interesse em participar do curso que tem hoje 90% de inserção no mundo de trabalho, comenta Euzinéia Santuchi, coordenadora do Programa Sem Fronteiras.