Sema participa de palestra de Sensibilização Ambiental na Fafima

29/05/2008 15:30:45 - Jornalista: Liliane Barboza

A Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema) participou, na noite de quarta-feira (28), de uma palestra no evento de “Sensibilização Ambiental”, promovido pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), no auditório da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima). O coordenador de Educação Ambiental da Sema, Paulo Sérgio Barcellos, falou sobre alguns projetos realizados pela secretaria e pela Agenda 21. O evento contou com a participação da secretária executiva da Agenda 21, Alba Corral.

De acordo com a organizadora do evento, a professora da UCAM, Débora Lacerda, o objetivo principal foi promover a integração com outras universidades e faculdades, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), Universidade Estácio de Sá e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima), através de discussões sobre educação ambiental.

- Realizamos na abertura do evento, no dia 26, uma passeata no calçadão da Avenida Rui Barbosa, com distribuição de folhetos explicativos sobre a conservação do meio ambiente e de sacolas de lixo, onde contamos com a participação dos alunos do 4º período do curso Normal Superior da UCAM - contou.

A palestra apresentada pelo coordenador Paulo Sérgio Barcellos mostrou os principais projetos desenvolvidos pela coordenação de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.

- Nós podemos destacar os projetos “Meio Ambiente na Escola”, “Maratona Ecológica do Parque Atalaia”, “X Dia de Conscientização do Pontal” e o curso de Agentes Ambientais, implementado na gestão do ex-secretário Henrique Emery, que tem como objetivo formar líderes comunitários. Atualmente, são 17 alunos que participam de seis módulos - explicou.

Para Paulo Sérgio, a Educação Ambiental e os grupos de trabalho da Agenda 21 são ferramentas fundamentais para promover o desenvolvimento sustentável. “Temos que estar preocupados também com a Política Nacional de Meio Ambiente e procurar promover uma educação ambiental inclusiva, onde idosos e portadores de necessidades especiais possam ter acesso a conhecimentos importantes”, destacou.

O evento contou também com a palestra da contadora de história, a professora do município de Araruama, Sônia Corecha, autora do livro “Histórias e Canções para Preservar”.

As atividades continuam nesta quinta-feira (29), quando acontece um workshop com crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), no bairro Nova Holanda. Na ocasião, de acordo com a professora Débora Lacerda, elas terão a oportunidade de participar de vivências e aprender noções sobre coleta seletiva do lixo.

Na sexta-feira (30), quando termina a programação, será realizada “Práticas de Ciências”, uma exposição de trabalhos acadêmicos, na Fafima, dos alunos do 6º período do curso Normal Superior da Universidade Cândido Mendes.