Semana da Água: Primeira etapa do Dia de Conscientização do Pontal

23/03/2009 17:27:04 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Ana Chaffin

Professores conheceram de perto o projeto ambiental que visa preservar o meio ambiente

Para comemorar o Dia Mundial das Águas, cerca de 40 diretores, professores, Técnicos e Coordenadores das escolas da rede pública e de algumas escolas da rede particular de ensino participaram, nesta segunda-feira (23), da primeira etapa do projeto de educação ambiental "Dia de Conscientização do Pontal", no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A atividade faz parte do programa Conhecer para Preservar da prefeitura, que está sendo executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema) e Agenda 21 e vai até junho. Este ano, os promotores contam com o apoio da Petrobras, através do projeto Mosaico, da Secretaria de Educação e de outras instituições.

Após a abertura oficial da Semana da Água, feita pela coordenadora da Agenda 21, Alba Corral e pelo subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, os docentes da educação ouviram a exposição técnica do coordenador de Grupos de Trabalho da Agenda 21, Paulo Barcellos sobre o projeto Pontal e em seguida participaram da palestra da bióloga Érica Steagall sobre a Declaração Universal dos Direitos da Água, que instituiu o Dia Mundial da Água.

Durante a sua explanação o coordenador do projeto, Paulo Sérgio Barcelos, falou aos participantes sobre os critérios de participação e como será a programação do “Dia de Conscientização do Pontal”. Segundo ele, além do concurso para a eleição do melhor desenho que ilustre o "XI Dia de Conscientização – 2009", haverão atividades voltadas para manifestações culturais como música, teatro e dança. Estão previstos também a produção de uma história em quadrinhos envolvendo "Barrinha e sua turma" e uma gincana ambiental.

De acordo com o subsecretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, o Pontal é um projeto do programa de educação ambiental do município, em que o foco principal é a conscientização das comunidades ribeirinhas, mas que envolve a participação dos Órgãos municipais, das associações de moradores e da sociedade civil como um todo.

- Diante dessa mobilização a gente vê os alunos da rede de ensino têm dado uma contribuição expressiva com suas participações nas manifestações artístico-culturais, na elaboração da cartilha, ao mesmo tempo em que formam consciência própria passando a ser agentes multiplicadores.

Para a coordenadora da Agenda 21, Alba Corral, iniciar o projeto do Pontal com professores que, naturalmente são multiplicadores, comemorando o Dia Mundial da Água, faz refletir sobre o cuidado que todos devem ter com a água. “Um dos objetivos da Agenda 21 Local é estar promovendo formas para que as pessoas fiquem atentas ao meio ambiente, pois os sinais de agressão já estão aí, visíveis e a água pode se tornar um recurso finito se não cuidarmos agora”, acentuou.

Além das escolas da Rede Pública de Ensino alguns colégios particulares participaram da primeira etapa do Dia de Conscientização do Pontal, dentre eles a Escola Chapeuzinho Vermelho, que trabalha com alunos do maternal à oitava série e que foi representada pelos professores Paula Carolina e André Luís.

Na opinião da professora Paula Carolina, a iniciativa é muito importante não só para que reside nas proximidades do Rio Macaé como também para todos os habitantes da cidade. “Eu não tinha idéia da grandiosidade que é a Bacia Hidrográfica do Rio Macaé e suas implicações quando as pessoas jogam lixo nas nascentes e leitos dos seus afluentes. Creio que essas informações devam ser multiplicadas”, enfatizou.

Roteiro de atividades do Pontal - Nesta terça-feira (24), de 13 às 16h e na quarta-feira (25), de oito às 12h a programação do Pontal prossegue em diversos locais com as expedições ecológicas “Águas de Macaé”. Os grupos participantes serão os alunos do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e dos projetos Nova Vida e Guarda Mirim. Na quarta-feira também acontece uma palestra ambiental para os alunos do Cetep, no auditório da Fafima - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé e nos dias 26 (quinta-feira) e 27 (sexta-feira) haverá expedições ecológicas com os professores e coordenadores envolvidos com projeto e com o grupo de agentes ambientais.