Semana do Doador de Sangue mobiliza Hemocentro

25/11/2009 13:59:15 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Campanha para aumento de doações segue até o Natal.

O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé (SMHM), vinculado à secretaria de Saúde, prossegue com as atividades da Semana Nacional do Doador de Sangue. Nesta quarta-feira, Dia do Doador, o Hemocentro contou com a presença do Grupo de Teatro Arte em Saúde (GRUTAS). A apresentação teve como foco a solidariedade, mostrando a importância da doação e o amor ao próximo.

A data, que foi marcada como um ato de solidariedade contou com a presença do aposentado José Pereira da Silva, que comemorou 50 doações. “O meu prazer é ajudar ao próximo e Deus me abençoa pelo meu ato de solidariedade. Quatro vezes ao ano doo sangue para quem precisa”, comentou com satisfação.

A assistente social do Hemocentro, Renata Oliveira, orienta as pessoas a participarem da campanha sem medo, pois além de doar para quem precisa é uma forma de manter seus próprios exames em dia. Os doadores recebem depois de 10 dias os exames de HIV, hepatite, Doença de Chagas, sífilis, HTLV e outros.

- É de suma importância que as pessoas se conscientizem de doar sangue, mantendo o nosso estoque. A campanha vai durar até o Natal. Muitas pessoas viajam no final de ano e o número de doadores cai, enquanto o número de acidentes cresce muito por ser férias e muitas pessoas estarem viajando, explicou.

Para ser um doador, basta levar um documento original de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e não estar grávida. Após a coleta, todos tem direito a um lanche e atestado em caso de apresentação no trabalho.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, seria necessário que 4% da população adotasse a prática de doar sangue, mas o que apresenta hoje é menos de 2% de doadores regulares.