Semana Mundial do Aleitamento Materno: programação continua nesta terça

04/08/2009 10:56:19 - Jornalista: Cristian Santos - estagiário

Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da amamentação, a prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde e da coordenação geral de Saúde Coletiva, promove a Semana Mundial do Aleitamento Materno com o tema “Aleitamento materno: uma resposta vital nas emergências. Você está preparado?". A comemoração acontece de primeiro a sete de agosto em todo país. Na segunda-feira (3), profissionais da área saúde orientaram as pessoas no Calçadão da Avenida Rui Barbosa.

Palestras e esquetes são as atividades educativas que acontecem nesta terça-feira (4), no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, das 10h às 16h. Profissionais da área de saúde como técnicos de enfermagem, agentes comunitários e enfermeiros debatem e discutem sobre a preparação da mama e a alimentação da mãe durante a amamentação.

- O aleitamento materno atua como um escudo protetor dos bebês contra a desnutrição e as doenças, por isso a nossa proposta é reforçar o papel vital da amamentação e chamar a atenção para a importância de proteger e apoiar ativamente o aleitamento materno antes e durante as situações de emergências, disse a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes.

Segundo a coordenadora da Divisão do Programa de Educação em Saúde, Nilce Braga Brasil, o aleitamento materno é a garantia de um alimento completo, com todos os nutrientes que o bebê precisa para o seu desenvolvimento. “As ações abordarão mais saúde, carinho e proteção, visando divulgar amplamente as vantagens e importância da amamentação, e ainda estimular o aleitamento materno nas situações de emergência e calamidades”, disse Nilce.

A Semana do Aleitamento Materno será realizada, das 9h às 17h, nos Nuamcs da Aroeira e da Barra de Macaé; Programa Saúde Família (PSF) de Virgem Santa, Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), Programa Saúde da Família (PSF) do Morro de São Jorge, e Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.

Confira a programação:

Dia 4 - (terça-feira) – 10h
Centro de Saúde Jorge Caldas

Dia 5 - (quarta-feira) – 8h30
PSF - Virgem Santa

Dia 6 - (quinta-feira)
PSF – Barra / Brasília – 14h
Panfletagem na Praça Veríssimo de Melo – 16h

Dia 7 - (sexta-feira) – 10h
PSF – Planalto da Ajuda

Dia 10 - (segunda-feira) – 9h
Núcleo da Mulher e da Criança – Aroeira

Dia 12 - (quarta-feira) – 9h
Catan

Dia 20 - (quinta-feira) – 9h
PSF – Morro de Santana

Dia 24 - (segunda-feira) – 9h
Núcleo da Mulher e da Criança – Barra

Dia 26 - (quarta-feira) – 9h
Centro Referente ao Adolescente