Semana Santa levou mais de três mil turistas ao Sana

13/04/2009 11:08:38 - Jornalista: José Vieira

Foto: José Vieira

Programação teve também Maracatu

A secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, por meio da subsecretaria de Turismo da prefeitura de Macaé, coordenou com sucesso as festividades da Semana Santa no distrito do Sana, que este ano contou com painéis de programação e para orientação aos visitantes. A presença da secretaria de Ordem Pública (Guarda Municipal Ambiental), da Coordenadoria de Defesa Civil e da Polícia Militar garantiu a segurança aos moradores, comerciantes e turistas, proporcionando um feriadão tranquilo no distrito.

O plantão da Guarda Municipal e da Secretaria de Saúde registraram algumas ocorrências, todas sem gravidade. A Fiscalização de Posturas impediu que os ambulantes ocupassem as ruas e calçadas. A Secretaria de Serviços Públicos garantiu a limpeza das vias públicas e o recolhimento de lixo durante o feriado. A subsecretaria de Trânsito foi decisiva ao proibir que os veículos estacionassem na praça e reprimir o estacionamento em locais proibidos, fundamental para que o movimento dos transeuntes da madrugada não interrompesse o tráfego e o direito de ir e vir da comunidade.

A programação do feriado, promovida pela prefeitura, começou na sexta-feira (10) com a encenação do Auto da Paixão de Cristo, ao ar livre na praça da Igreja Católica pela companhia de encenações teatrais de Lu Maia e Mauro Menezes. A Banda Raiz do Sana manteve a tradição do forro pé de serra, animando como sempre o Bar Forró da Ilha. A Feira Interação Social - Cria Sana teve programação de quinta a domingo (9 a 12), com exposições e vendas de produtos de artigos de artistas locais.

Os monitores ambientais da ong Pequena Semente registraram cerca de três mil pessoas circulando nas trilhas e cachoeiras do vale do Peito do Pombo, além dos muitos que preferiram banhar-se nos mais de seis quilômetros de margens do rio Sana.

- O apoio da prefeitura por meio da secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer que coordenou o feriado no Sana, foi fundamental para que toda a infraestrutura fosse disponibilizada para receber bem os turistas. O movimento na Feira Cria Sana também foi muito bom para os artesãos, incentivada pela programação cultural que foi realizada dentro do espaço. Foi um feriado tranquilo e com bom movimento -, explicou o coordenador da Feira Cria Sana, Fausto Andrade, completando que a colaboração do secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Alex de Moraes foi de extrema importância para o sucesso do feriado no sexto distrito serrano.