Seminário compartilha boas práticas de Defesa Civil

23/08/2022 12:10:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Encontro, realizado nesta terça-feira (23) em Macaé, reuniu representantes de diversos municípios da Baixada Litorânea.

Para discutir as principais ameaças de desastres naturais e compartilhar ideias de prevenção, representantes de diversos municípios participaram, nesta terça-feira (23), do 1º Seminário de Boas Práticas em Defesa Civil – Redec Baixada Litorânea, realizado no auditório Cláudio Ulpiano, Cidade Universitária, em Macaé. O prefeito Welberth Rezende destacou a importância da integração para cerca de 150 convidados.


“A participação de todos esses profissionais de Defesa Civil em prol da população dos seus respectivos municípios é muito importante para conhecermos as ações de cada localidade e compartilharmos o que cada uma tem de melhor. Estaremos aparelhando a Defesa Civil de Macaé para que ela seja modelo em todo o Estado. O objetivo é proporcionar condições para que o órgão realize o melhor trabalho possível em seus serviços”, frisou o prefeito.

O evento teve como público-alvo prefeitos, gestores municipais de Defesa Civil, secretarias municipais de Assistência Social, Meio Ambiente, além de agentes de Defesa Civil.

O encontro teve palestras como "Desafio e Inovação para Aumento da Resiliência", com o palestrante Walace Medeiros; "Projeto Proteger Teresópolis", apresentado por Albert Andrade; "Monitoramento Hidrometeorológico e Sistemas de Alertas de Cheias", ministrada pela especialista Cinthia Avellar; "Projeto de Estação Meteorológica de Baixo Custo", com Anselmo Pestana; e "Fluxograma de Desmobilização de Áreas de Risco", proferida pelo Secretário Adjunto de Defesa Civil de Macaé, Joseferson de Jesus.

A Coordenadoria Regional de Defesa Civil Baixadas Litorâneas (Redec 09) é a responsável pelas ações da Secretaria Estadual de Defesa Civil (Sedec-RJ) em 12 municípios do Litoral Fluminense: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Rio Bonito, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

A região das Baixadas Litorâneas possui uma população de aproximadamente 1.200.000 habitantes e uma área de 5.315,567 quilômetros quadrados. As principais ameaças atendidas pela Defesa Civil desses municípios são deslizamentos, inundações, enxurradas, alagamentos, incêndios florestais, entre outras. A proposta dos órgãos é atuar na prevenção, mitigação e resposta ou recuperação de áreas atingidas.

O seminário contou com a presença do Subsecretário de Estado de Defesa Civil, Márcio Romano Correa Custódio; do coordenador geral da Redec-RJ, Joelson Oliveira; diretor-geral da Diretoria Geral de Defesa Civil, Marco Albino Lourenço Pereira; e do superintende da Sedec-RJ, Rafael Paiva Vieira


Fotos Relacionadas