Seminário de alfabetização acontece neste sábado

11/12/2015 11:12:00 - Jornalista: Joice Trindade

O quinto Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) será promovido neste sábado (12). A programação será realizada na Igreja Batista da Imbetiba, situada na Rua do Sacramento, 328. A expectativa é reunir cerca de 400 professores e outros profissionais.

Com o tema “Saberes e Fazeres da Formação Continuada: Possibilidades e trocas de experiências”, a programação será marcada por reflexões quanto à prática pedagógica da alfabetização. A abordagem será ministrada pela coordenadora geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, Elaine Constant Pereira de Souza.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal em parceria com os municípios com a meta de assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos, ao final do terceiro ano de escolaridade. Para alcance dos objetivos, as ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referenciais curriculares pedagógicos, disponibilizados pelo Ministério da Educação.

A programação será marcada por exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas turmas participantes do PNAIC e relato de experiências de alguns professores. O PNAIC acontece na rede municipal com o envolvimento de 432 professores e nove mil alunos. Para o desenvolvimento das ações no município, os profissionais promovem encontros periódicos e fazem acompanhamento voltado para formação de campo. Eles também fazem parte de seminários e encontros nos polos de São Pedro da Aldeia e Araruama.

Segundo a coordenadora do PNAIC na rede municipal, Izes Maria Schwartz Rosa, com a adesão do pacto no município, os professores estão aliando a experiência aos novos conhecimentos. “A intenção é desenvolver ações que contribuam para o debate sobre os direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização”, salientou.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, o PNAIC é consolidado no município por reflexões quanto à prática pedagógica da alfabetização. "Os educadores têm a oportunidade de ter olhares diferentes na sala de aula. O PNAIC visa uma melhor prática pedagógica para atender ao estudante, que é o protagonista principal do pacto”, ressaltou.