Seminário Políticas públicas para agricultura familiar acontece nesta quarta

16/12/2008 11:31:30 - Jornalista: Lourdes Acosta

O seminário Políticas Públicas para Agricultura Familiar acontece nesta quarta-feira (17) na Incubadora de Cooperativas de Macaé, localizada na Ajuda de Baixo, de 9h às 15h. O público alvo são os agricultores familiares da zona rural e quem promove são as organizações regionais ligadas ao homem do campo.

Através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fundec), a Prefeitura de Macaé está apoiando a iniciativa formada pela Incubadora de Cooperativas, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater- Rio), Programa Rio Rural – GEF, Cooperativa de Consultoria e Serviços de Desenvolvimento Sustentável (Cedro) e da Associação de Moradores e Produtores Rurais Fazenda Bendizia.

A organização do evento convidou para compor o quadro de palestras sobre as políticas públicas que são voltadas para famílias agricultoras e sobre a economia popular e solidária, representantes das seguintes instituições: Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Banco do Brasil (BB) e o Movimento de Economia Popular Solidária (FMEPS) – Rede Abelha/Movimento Fé e Política.

Segundo um dos organizadores do seminário, o engenheiro agrônomo João Flores, está previsto a presença maciça das comunidades agricultoras dos Assentamentos Bendizia, Prefeito Celso Daniel e Capelinha; do Acampamento 25 de Março, de Carapebus; das Associações de Produtores Rurais de Serra da Cruz, Crubixais, Califórnia e dos Feirantes de Macaé (AFEM).

- Estamos buscando trazer informações de utilidade para os agricultores familiares de nossa região, pois uma grande parte desse público alvo desconhece as políticas públicas que estão ao alcance deles e de suas Associações, razão pela qual foi elaborado o programa do Seminário, com explanações das linhas de financiamentos para alavancar a produção do meio rural e proporcionar qualidade de vida aos mesmos, acentuou Flores.

Veja a programação:

8h - Acolhida e cadastramento;
9h30 – Abertura;
10h – 1º painel: Território da Cidadania Norte – MDA;
10h45 – 2º painel: Linhas de Acesso ao Crédito – PRONAF;
11h30 – 3º painel: Operacionalização das Linhas de Crédito do PRONAF – BB;
12h15 – Almoço
14h – 4º painel: Economia Popular e Solidária/Rede Abelha/Movimento Fé e Política -
FMEPS;
15h – Encerramento.