Semma estoca óleo de cozinha

11/10/2007 14:41:17 - Jornalista: Liliane Barboza

Alunos da Escola Creche Municipal Arco-Íris, localizada no Novo Botafogo, estão realizando a campanha “Recicla Óleo” até o final do ano. De acordo com a diretora Cláudia Márcia Carneiro, o objetivo principal foi recolher todo óleo de cozinha usado em frituras nas residências, comércios e comunidade, evitando a poluição do meio ambiente, buscando desenvolver uma consciência ecológica de respeito à vida e ao planeta. Todo material arrecadado pelos alunos de dois a seis anos foi entregue aos técnicos da secretaria Executiva de Meio Ambiente (Semma), no sábado (06), durante a Festa da Primavera.

De acordo com o coordenador de resíduos da Semma, Maurício Passeado, que também participou do evento, foram arrecadados 226 litros de óleo. “A orientação que recebemos do secretário de Meio Ambiente, Henrique Emery, é de que o produto será estocado e encaminhado para empresas de pesquisa no setor de biodiesel”, explicou.

A diretora da escola contou que a campanha “Recicla Óleo”, será realizada até o final deste ano. “A iniciativa surgiu da proposta pedagógica da nossa escola com o projeto “Bem Viver”, onde trabalhamos a reciclagem do lixo, a conscientização ambiental e ainda recolhimento de garrafas pets. Na campanha realizada em setembro, conseguimos arrecadar 23 mil garrafas”, diz. Para ela a campanha foi fundamental e contou com a participação das famílias dos alunos. “Até o final do ano pretendemos recolher mais óleo de cozinha”, afirmou.

A representante da coordenadoria de Projetos da Semma, Mônica Furny, elogiou a iniciativa da diretora Cláudia Márcia e da supervisora Mara Kishi. “Essa iniciativa deve servir de exemplo para outras escolas”, ressaltou. Ela acrescentou que a campanha contou com a participação de famílias carentes que tiveram acesso à informação sobre a utilização correta do óleo de cozinha, graças a iniciativa do projeto implementado pela escola.

- As garrafas pets eram jogadas no Rio Macaé e agora servem para guardar o óleo. A comunidade foi parceria nessa iniciativa sustentável. É importante essa sensibilização para que atitudes como essas possam se perpetuar em futuras gerações - destacou.

Na ocasião, Mônica Furny falou do projeto de biodiesel que está em fase de conclusão, onde utilizará principalmente óleo de cozinha saturado na utilização de combustível, inicialmente para abastecer a frota municipal.