Semtre promove encontro de formação profissional com jovens do PMPE

23/07/2008 12:06:51 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), está promovendo encontros de formação profissional com os jovens integrantes do Programa Macaé de Primeiro Emprego – Juventude Cidadã (PMPE). As reuniões começaram nesta quarta-feira (22) e vão até quinta-feira (24) e são realizadas na sede da Semtre, na rua Télio Barreto, 28, Centro. Essa ação é realizada periodicamente e visa o recadastramento dos jovens para novas vagas de emprego e encaminhamento para cursos que visam o aprimoramento profissional.

Nesta quarta-feira as reuniões acontecem às 15h e na quinta-feira às 10h, 15h e 18h.

O PMPE foi implantado pela prefeitura de Macaé, por meio da Semtre, em convênio com o governo Federal, e desenvolvido com a participação de 3.080 jovens de novembro de 2006 a março de 2007. O Programa Macaé de Primeiro Emprego ultrapassou a meta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ao inserir 1040 jovens no mercado de trabalho. A meta do MTE apontava que o projeto teria que inserir o mínimo de 900 jovens no mercado de trabalho.

- O objetivo do projeto é promover a qualificação profissional dos jovens, por meio da inserção no mercado de trabalho com a participação de empresas parceiras do projeto. Macaé já consta como referência nacional para o Ministério do Trabalho – explica o secretário de Trabalho e Renda, Robério Fernandes.

Além do MTE, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), também foi parceiro da prefeitura de Macaé na qualificação sócio-profissional dos 3.080 jovens de 16 a 24 anos. Em 2007, também foram distribuídos pelo PMPE 90 kits de autonomia para os jovens concluintes dos cursos de pintor, eletricista e cabeleireiro. A formação dos jovens no PMPE inclui cursos de qualificação, formação em cidadania e direitos humanos, além da prestação de serviços voluntários à comunidade, sempre apoiados e incentivados na elevação de escolaridade.

- A princípio, o convênio com o Ministério do Trabalho seria para disponibilizar apenas 120 vagas. Encaminhamos ao órgão federal o pedido de ampliação dessas vagas, ressaltando que Macaé é uma cidade atípica com grande crescimento devido ao mercado onshore e offshore que atrai muitas pessoas para a cidade. Para suprir essa necessidade de formação profissional, o município conseguiu essas 3.080 vagas para a formação dos jovens. Ao todo, já encaminhamos 2.500 jovens para vagas de emprego e inserimos 1040 no mercado de trabalho – destaca a coordenadora do PMPE, Dilma Negreiros.

Conforme estabelecido em convênio, a cota de inserção de jovens no mundo do trabalho é de, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos jovens atendidos pelo projeto. A maioria dos jovens inseridos no mercado de trabalho já trabalha com carteira assinada, outros inseridos no Programa Jovem Aprendiz e no projeto de Economia Popular Solidária (ecopopsol) desenvolvido pela Semtre. A prefeitura mantém cadastro atualizado desses jovens que participaram do PMPE. Também já foi criada uma comunidade no Orkut: primeiro emprego Macaé.