Semtre realiza Encontro Macaense de Segurança Alimentar e Nutricional

25/06/2007 18:01:01 - Jornalista: Equipe Secom

Há iniciativas em Macaé que congregam o Movimento de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN – com o Movimento de Economia Popular Solidária – EcoPopSol. No seu conjunto de ações, esses movimentos mantêm relações de parcerias com instituições da sociedade civil e do poder público, e que vem se articulando na perspectiva de construção de uma rede de integração.

Para isto, a Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) – por meio da Incubadora de Cooperativas de Macaé Semtre –, realiza o Encontro Macaense de Segurança Alimentar e Nutricional na Economia Popular Solidária, no dia 26, das 13h às 17h, no auditório da Semtre. O objetivo é desenvolver ações numa perspectiva de integração das iniciativas de SAN e de EcoPopSol, junto às comunidades e empreendedores populares que acreditam na importância desses instrumentos para o combate à violência, bem como processos eficazes de inclusão social.

O secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, disse que a Economia Solidária é uma ação estruturante da segurança alimentar e nutricional. “Através da Economia Solidária as pessoas tem acesso à renda e, conseqüentemente a uma alimentação em quantidade suficiente, de qualidade e de modo permanente”, falou Bogado.

A Gerente da Incubadora de Cooperativas, Aline Azeredo, ressalta que a Segurança Alimentar e a Economia Solidária devem ser vistas como estratégias de enfrentamento da exclusão social e desemprego. “Compreendemos uma diversidade de práticas sociais e econômicas sob forma de organizações, associações, movimentos comunitários, grupos de produção, clubes de trocas, empresas autogestionárias e ONGs, dentre outras. “A Incubadora de Cooperativas vem fomentando a economia solidária em Macaé. Os grupos apoiados têm melhoria de renda e, com isso, pretendemos que saiam da situação de insegurança alimentar, disse Aline.

No encontro haverá exposição dos produtos de grupos locais apoiados pela Incubadora de Cooperativas de Macaé/ Semtre, tais como Cooperativas de Costureiras de Macaé, Cooperativas de Garçons de Macaé, grupo de artesanato de fibra de bananeira da Bicuda, Grupo Bempesca (artesanato da Pesca), Benesca (beneficiamento de pescado), grupo de usuários de saúde mental da ASPAS (ervas medicinais), assentamento Celso Daniel (agricultura), Mulheres Artesãs do Lagomar, entre outros.

Durante o evento será distribuído Guia Solidário, que é um catálogo com todos os contatos dos grupos apoiados pela Incubadora de Cooperativas. O Encontro será encerrado com um coquetel solidário feito com produtos dos grupos apoiados.

A Secretaria de Trabalho e Renda de Macaé, por meio de equipe da Incubadora de Cooperativas, participou do Encontro Sub-regional de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN, em Campos, no mês de abril, quando foi escolhido um delegado para participar da II Conferência Estadual de SAN no Rio de Janeiro, nos dias 25 a 27 de abril. Nessa ocasião, foram eleitos 22 representantes do poder público para representar o Estado do Rio de Janeiro na III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em julho, na cidade de Fortaleza. Macaé será representada pela gerente da Incubadora de Cooperativas, Aline Azeredo Barbosa.

Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – O evento de maior expressão nacional e internacional sobre o tema, a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional reunirá duas mil pessoas, de 3 a 6 de julho, em Fortaleza, Ceará. A abertura no dia 3 de julho, no Centro de Convenções de Fortaleza, às 18h, terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e do presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Chico Menezes.