Semtre realiza palestra sobre primeiro emprego

28/08/2008 14:10:57 - Jornalista: Equipe Secom

Foi realizada nesta quarta-feira (27), palestra sobre Primeiro Emprego, no Colégio Maria Izabel Damasceno, no centro. Participaram do evento, alunos do terceiro ano da escola. O objetivo é mostrar as opções de cursos profissionalizantes e as oportunidades de estágio e emprego para os jovens. Proferiram as palestras, a coordenadora do Programa Macaé de Primeiro Emprego (PMPE) – Juventude Cidadã, Dilma Negreiros, e a coordenadora de qualificação profissional da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), Vilma Ney Magalhães.

Segundo Dilma, este trabalho é realizado em parceria com o Programa Macaé Cidadão, por meio do projeto Educando em Cidadania. “Abordamos temas como o primeiro emprego e o mundo do trabalho, falando dos serviços que existem dentro de Macaé. Informando onde eles poderiam buscar a vaga para o primeiro emprego, ou um estágio remunerado”, explicou.

A coordenadora do PMPE informa que para os jovens buscarem essas vagas é necessária habilidade técnica, conseguida por meio de cursos de qualificação. “Orientamos os jovens sobre onde eles podem buscar essa capacitação, que a Semtre sempre disponibiliza. E eles precisam desenvolver as questões de outras habilidades, de como se comportar em um ambiente de trabalho, como trabalhar em grupo, a importância de ter um network, que é o trabalho em grupo, falamos ainda de como se fazer um currículo, como participar de uma entrevista”, disse.

Primeiro Emprego - O Programa Macaé de Primeiro Emprego é fruto do convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e Emprego e a Semtre, visando a qualificação de três mil jovens de 16 a 24 anos. O projeto foi concluído em maio de 2007.

Os jovens do PMPE participaram de cursos de qualificação, formação em cidadania e direitos humanos, além da prestação de serviços voluntários à comunidade, sempre apoiados e incentivados na elevação de escolaridade. Hoje, o esforço da secretaria de Trabalho está voltado para inserir os alunos no mundo do trabalho.

Conforme estabelecido em convênio, a cota de inserção de jovens no mundo do trabalho é de, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos jovens atendidos pelo projeto. Em Macaé, a mais de mil jovens, já trabalham com carteira assinada, outros inseridos no Programa Jovem Aprendiz e no projeto de Economia Popular Solidária (ecopopsol) desenvolvido pela Semtre. A prefeitura mantém cadastro atualizado desses jovens que participaram do PMPE. Também já foi criada uma comunidade no Orkut: primeiro emprego Macaé.