Semusa amplia horário para doação de sangue

03/07/2007 16:31:55 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé (SMHM), da secretaria Especial de Saúde, ampliou o horário de funcionamento para doação de sangue. O atendimento agora é de 7h30 às 12h30 de segunda a sexta-feira e atende diversos municípios da região. A assistente social da instituição, Renata Oliveira, lembra que a doação de sangue é uma ação de solidariedade e cidadania importante para a preservação de vidas.

Segundo Renata, no mês de junho houve uma queda no número de doações devido a inaptidão dos doadores durante a campanha de vacinação contra a rubéola. “Passado este período de 30 dias após a vacinação os doadores podem retornar ao serviço de hemoterapia”, diz.

A assistente social lembra que todos os tipos de sangue são importantes e necessários para manter um estoque que atenda à demanda da região. Porém, a maior preocupação é com os tipos sanguíneos com Rh negativo, já que o percentual da população nesta situação é bem inferior às pessoas com tipo sanguíneo com Rh positivo. “Como exemplo, temos o tipo O negativo que é o doador universal, porém só pode receber transfusão sanguínea do O negativo”, frisa.

- O grande desafio é atingir 100% de doadores espontâneos, quando dependeremos cada vez menos dos familiares para reposição de sangue, pois os mesmos já se encontram em situação fragilizada e com atenção voltada ao paciente – observa, acrescentando que por ser referência no atendimento de emergência na região, o HPM recebe muitas pessoas de outras cidades o que requer um número cada vez maior de bolsas de sangue no estoque.

Para doar sangue é necessário estar alimentado, evitando alimentos gordurosos, apresentar documento de identidade, ter entre 18 anos e 65 anos, não estar tomando medicamento, ter mais de 50Kg, não estar grávida e nem amamentando, não ter tido contato sexual com pessoas com comportamento de risco para Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis.