Sérgio Cabral: ‘Parceria com Riverton garante projetos’

07/05/2009 15:41:49 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Robson Maia

Observados pelo prefeito de Cordeiro, Sílvio Daflon (de verde), pelo secretário de Agricultura, Christino Áureo, e o vereador de Macaé, Carlos Emir, o prefeito Riverton Mussi cumprimenta o governador

As construções da Delegacia Legal, da Unidade de Emergências Pediátricas, a ampliação no sistema de abastecimento de água e melhorias na infraestrutura de escolas foram alguns dos assuntos tratados entre o prefeito Riverton Mussi e o governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, durante encontro realizado nesta quarta-feira (6) em Cordeiro, cidade da Região Serrana do Rio.

De acordo com o governador, o prefeito é um parceiro em implantar projetos importantes para a população e a união dos Executivos estadual e municipal rende programas que influenciam diretamente no dia-a-dia da população. “A Delegacia Legal é um exemplo de projeto feito em parceria com o governo municipal”, citou.

A Delegacia Legal está sendo construída pela prefeitura, em um terreno desapropriado na esquina da Rua São João com a Avenida Presidente Sodré, no Centro. O prédio possui dois andares e foi construído em estrutura metálica, que recebeu tratamento anticorrosão, porque a área é próxima ao mar. Na área externa ficam o estacionamento e o pátio, além da rampa de entrada para viaturas. O objetivo é melhorar a estrutura de segurança na cidade.

Na questão do abastecimento de água, no ano passado, o estado e a prefeitura aumentaram em 33% a oferta de água no município. O investimento de R$ 15 milhões garantiu o assentamento de 7,5 mil metros de uma nova adutora. A nova tubulação foi instalada entre o Rio Macaé e a Estação de Tratamento de Água (ETA) no Morro de Santana, ampliando o abastecimento na cidade em mais 13 milhões de litros de água por dia. O acréscimo foi garantido com a nova adutora de 600 milímetros de diâmetro. Neste ano a segunda fase das obras é realizada.

Já a nova Unidade de Emergências Pediátricas, localizada na Rua Tenente Coronel Amado, conta com dois pavimentos de 380 metros quadrados cada. Dentro do projeto de reforma e adaptação da edificação, que foi cedida pelo Governo do Estado, estão previstas a instalação de seis consultórios, quatro enfermarias com um total de 28 leitos, sendo três para observação e dois para isolamento e sala de procedimentos invasivos.

- O objetivo é proporcionar um atendimento mais humanizado na área infantil, em um espaço amplo e bem equipado – definiu o prefeito Riverton. Serão instalados dois elevadores no prédio, o que facilitará o acesso dos pacientes e funcionários com necessidades especiais.

Outras parcerias marcam a parceria entre os dois governos como o convênio assinado entre Riverton Mussi e Sérgio Cabral que garante à prefeitura de Macaé a emissão de licença ambiental para empreendimentos de pequeno e médio porte. A medida desburocratiza o processo - todos os licenciamentos que não precisem de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIARIMA) são emitidos a partir do convênio.

Prefeito busca novas ações com o Estado

Em Cordeiro, o governador Sérgio Cabral anunciou a liberação de R$ 200 milhões para a recuperação de estradas vicinais no Estado do Rio visando fomentar a estrutura produtiva, de agricultura e pecuária fluminenses. O prefeito Riverton aproveitou o encontro com Cabral para solicitar a inclusão de Macaé no novo projeto.

- Temos um trabalho contínuo de manutenção nas estradas vicinais, que permitem o fluxo da produção agrícola. Com uma possível parceria com o Estado, esse trabalho pode ser ainda mais intensificado – ressaltou o prefeito.

O governador também anunciou para os municípios do Rio um projeto para as escolas estaduais que em Macaé já está sendo praticado gradativamente em escolas municipais: a implantação de ar condicionado nas salas de aula. Na cidade, a primeira escola que está recebendo o aparelhamento é na Barra de Macaé, dentro da antiga Agrape.

Outros encontros que o prefeito teve em Cordeiro foram com o vice-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão, e o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), deputado Jorge Picciani. Com Pezão, Riverton conversou detalhes do recapeamento da RJ-162 e da RJ-168, cujo edital de licitação será publicado nos próximos dias.