Serra ganha Subprefeitura e aproxima cidadão de serviços públicos

15/04/2009 14:24:51 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Bruno Campos

Subprefeitura começou a funcionar nesta quarta-feira

Aproximar o morador da Serra com os serviços que a prefeitura disponibiliza. Esse é o objetivo do Paço Municipal Vereador Waldemiro Archângelo, a Subprefeitura da Serra, localizada em Glicério e inaugurada na noite desta terça-feira (14) pelo prefeito Riverton Mussi. Os serviços começaram a funcionar nesta quarta-feira (15) e vão evitar que o cidadão tenha que se deslocar até o Centro da cidade para fazer solicitações à prefeitura.

- Vou despachar na subprefeitura da Serra, em alguns dias, e intensificar o contato com a população dos distritos, tão importantes para a cidade. Temos muitos projetos para a Região Serrana e queremos fazer da Serra um cartão de visita de Macaé – destacou o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama, Márcia Moraes.

A Subprefeitura disponibiliza serviços do Protocolo Geral, secretarias de Fazenda, Assistência Social, Meio Ambiente, Defesa Civil, Terceira Idade, entre outros. Riverton anunciou na inauguração que os distritos do Frade e do Córrego do Ouro terão colégios semelhantes ao do Sana, que está na lista das 20 melhores escolas do estado do Rio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Estamos implantando a Escola Técnica Rural em Córrego do Ouro com ensino técnico em áreas importantes para a Serra”, informou.

De acordo com o prefeito, o Frade ganhará novo campo de futebol, além de 30 casas populares para moradores do distrito. Já no Trapiche serão construídas cem unidades habitacionais. Todas com os tijolos ecológicos que serão produzidos na futura Fábrica de Tijolos da Serra.

- Na área de saúde, o Hospital da Serra terá em breve um centro cirúrgico. Outra novidade é a construção de um Parque de Exposições na Serra para estimular o agronegócio – detalhou o prefeito. Riverton, a primeira-dama Márcia Moraes e a vice-prefeita Marilena Garcia, fizeram uma homenagem para a família de Waldemiro Archângelo, que dá nome à Subprefeitura. A viúva do vereador, Maria das Neves Pires, e o filho, Serguem Pires, representaram a família.

Para a vice-prefeita Marilena Garcia, a Subprefeitura na Serra vai facilitar a vida dos moradores, poupando o tempo daqueles que precisam resolver questões na sede do centro administrativo, no Centro de Macaé. “Estamos implantando diversas políticas públicas inovadoras, como na educação, setor que uniu os Ensinos Médio, Superior e Fundamental”, lembrou a vice, que também é secretária de Educação.

Novo maquinário beneficia manutenção de estradas vicinais

O prefeito também comentou sobre o compromisso assumido pelo governador Sérgio Cabral para o recapeamento asfáltico das RJs-162 e 168. Outra obra prevista para ser feita, desta vez, pela prefeitura, é a estrada Frade-Sana. Já as estradas vicinais serão beneficiadas com o novo maquinário adquirido pelo governo municipal, beneficiando o escoamento da produção rural.

A importância da Região Serrana para Macaé foi destacada pelo secretário do Interior, Delorme Ramos. “Atuamos em várias frentes e em todos os distritos da Serra para garantir aos moradores uma qualidade de vida compatível com a beleza natural local”, comentou.

O presidente da Câmara, Paulo Antunes, lembrou da história de povoamento da Região Serrana e também pontuou a necessidade do governo do Estado realizar as melhorias nas estradas que ligam Macaé aos distritos. “A inauguração da Subprefeitura marca um novo período para os moradores da Serra”, opinou.