Serviços Públicos: coleta do lixo urbana está normal em toda cidade

06/01/2009 16:38:41 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Novo secretário de Serviços Públicos (Semusp), George Jardim, esteve reunido, na manhã de segunda-feira (5), seu primeiro dia de trabalho frente à Semusp, com representantes da Limpatech, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade. Segundo ele, a empresa informou que a coleta de lixo está normal em toda cidade, respeitando os dias e horários já conhecidos da população para coletar o lixo.

- A coleta de lixo está normal e continuou sendo efetuada mesmo durante os dias de festas de final de ano. Os caminhões de lixo estão cedo nas ruas, em todos os bairros, subdistritos e distritos, obedecendo a um cronograma já distribuído à população. Há ruas em que o caminhão passa às segundas, quartas e sextas, a partir das 7 horas. Em outras ruas, a passagem do caminhão coletor do lixo urbano acontece às terças, quintas e sábados e em algumas ruas essa coleta acontece à noite. No domingo não se realiza esse recolhimento. Solicitamos à população que coloque o lixo do lado de fora das residências, respeitando o dia e o horário da coleta e sempre acondicionado de forma correta, em sacos ou depósitos destinados a esse fim, disse George Jardim.

Em relação a uma queixa de pessoas residentes em determinadas ruas do Nova Macaé, sobre a não passagem do caminhão de lixo há vários dias, George Jardim disse que a Limpatech foi informada da reclamação e enviou na manhã desta segunda-feira uma equipe ao bairro, constatando que em três ruas, como na Rua Luiz Mendonça Gama e Rua Antônio Barbosa da Silva, a coleta apresentava problemas, mas que isso já foi solucionado.

- O recolhimento do lixo no Nova Macaé acontece às terças, quintas e sábados. A empresa informou que o caminhão começa, nesses dias, a passar a partir das sete horas da manhã na Aroeira e depois se dirige ao Jardim Santo Antônio e Nova Macaé, finalizando o recolhimento nesses bairros cerca das 11 horas. Solicitamos aos moradores dessas localidades a colocarem o lixo para fora nesses dias, na parte da manhã. A secretaria de Serviços Públicos está a postos e pronta a atender às reclamações dos moradores, no caso de falta desse serviço tão importante e também prontos a atender a todas as demandas que dizem respeito aos serviços públicos, falou o secretário.


Coleta e destinação do lixo em Macaé

O serviço de coleta de lixo na cidade é terceirizado e feito pela Limpatech Ltda. O lixo é destinado ao aterro sanitário, situado em Cabiúnas, cuja gestão é terceirizada e feita também pela Limpatech Ltda. A terceirização foi contratada através de Concorrência Pública realizada em 2004. A prefeitura gastou em 2007, R$ 28.609.792,22, o que dá uma média mensal de R$ 2.384.149,35. A renovação dos serviços acontece com base no Artigo 57 da Lei 8.666/93 – Lei das Licitações Públicas. A média diária de coleta é de 250 toneladas.

O município construiu, em 2008, novo aterro sanitário em grande área de dez alqueires, às margens da BR-101, após o Trevo dos 40, em direção ao Rio. O aterro já está pronto, e as obras foram feitas dentro dos parâmetros exigidos pela legislação ambiental. Esse novo local para destinação do lixo coletado no município deve entrar em funcionamento no início deste ano.