Servidor ganha Prêmio IBEST de maior divulgador ambiental do Brasil

01/02/2024 10:31:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Divulgação

Com 5 milhões de seguidores nas redes sociais, Henrique Abrahão compartilha informações sobre serpentes e preservação ambiental

O prêmio IBEST é equivalente à Bola de Ouro no futebol. O servidor municipal Henrique Abrahão Charles, ganhou este ano o 1º lugar na categoria Influenciador Digital em Meio Ambiente, fazendo esse gol de placa como o mais importante entre todos os influenciadores do país, concorrendo entre renomados como Richard Rasmussen, André Trigueiro, SOS Mata Atlântica e mais de 100 celebridades participantes da votação. Conhecido no mundo digital como "biólogo das cobras", tem mais de 5 milhões de seguidores, a quem leva informações confiáveis sobre serpentes, o seu manejo e preservação ambiental de modo geral.

Nascido em Nova Friburgo, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, o professor e biólogo analista ambiental cresceu em Nova Iguaçu, município da região metropolitana do Rio. Ele chegou em Macaé em 2010, ano em que ingressou no quadro de servidores da prefeitura. "Desde essa época resido em Macaé e, aqui, acabei criando raízes, é onde meu coração bate mais forte", disse com gratidão o premiado influencer, que se tornou uma prata da casa. Henrique Abrahão é também responsável técnico do Parque Natural da Restinga do Barreto, instituído no município em 2016.

Henrique conta que a ideia de começar o trabalho de divulgação nas redes sociais, para alcançar um público maior, veio da vontade dele se reconectar com a formação em Herpetologia. E em quatro anos, apenas, sua presença na internet era percebida através de um site pessoal, YouTube, Instagram, Facebook e do grupo em Língua Portuguesa sobre estudos de serpentes.

Seu canal no YouTube tem a marca de maior alcance do mundo em estudos de serpentes, contando hoje com 400 mil seguidores e 130 milhões de visualizações. Antes do Prêmio IBEST, Abrahão era um nome proeminente entre os biólogos que utilizam as mídias sociais para divulgação de diversificados trabalhos sobre meio ambiente.