Servidores: prosseguem as inscrições para 14 cursos gratuitos

12/08/2009 10:18:58 - Jornalista: Joice Trindade

Prosseguem até próximo dia 20 as inscrições para 14 cursos gratuitos de aperfeiçoamento, destinados aos servidores públicos municipais da Educação. A programação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação por meio do Instituto de Administração e Políticas Públicas (IAPP). Ao todo serão oferecidas 2.020 vagas. Para se inscrever basta comparecer até o próximo dia 20 na secretaria acadêmica da Cidade Universitária, com carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Os interessados podem ligar para os telefones 2796.2529 ou 2796.2500.

A previsão é que a programação seja iniciada no próximo dia 27. Cada curso vai acontecer em dias específicos. De acordo com a secretária de Educação, Marilena Garcia, esta é mais uma prova do investimento da gestão municipal na qualidade dos serviços oferecidos. “Com a realização dos cursos, a Cidade Universitária se destaca por prestar serviços para administração pública através da qualificação dos servidores”, comentou.

Entre os cursos que estão sendo oferecidos está o “Para além do brincar- conhecer para desenvolver habilidades”, que com a carga de 36 horas vai acontecer entre os dias 11 26 de setembro, todas às sextas-feiras das 9h às 12h ou das 14h às 17h. Na pauta de cursos também está o “Ações geradoras do Protagonismo Juvenil” nos dias 25 e 26 de novembro, às sextas-feiras das 9h às 12h.

Outro curso é o de “Foto, Poesia e Opinião”, que será desenvolvido para adolescentes e jovens do programa “Nova Vida”. Com a carga de 20 horas a programação será realizada entre os dias 11 de setembro a 26 de novembro, todas às sextas das 10h às 12h. “O cotidiano escolar e suas marcas: Representações e identidades”; com a duração de 12h o curso será ministrado nos dias 26 e 27 de outubro, das 10h às 13h ou das 14h às 17h e nos dias 9 e 10 de novembro, das 10h às 13h ou das 14h às 17h.

Na lista de cursos desenvolvidos também estão o de “Formação de secretário escolar” para profissionais que atuam nas secretarias de unidades municipais,” Sexualidade infantil e a escola”, que será realizado entre os dias 11 a 26 de novembro, das 9h às 12h ou das 14h às 17h.
Entre os dias 11 de setembro a 26 de novembro também será ministrado o curso “A construção do projeto político pedagógico da /na escola todas às quartas-feiras das 13h30 às 16h30. O IAPP também vai executar o Seminário de Produção, Com a carga de 6h, o programa será desenvolvido nos dias 8 de outubro e 5 de novembro, sempre às 18h30.

Mais aperfeiçoamento- A “História da África e Cultura afro-brasileira”, destinado para professores sem licenciatura, possui carga horária de 36 horas e será realizado entre os dias 11 de setembro a 26 de novembro, das 14h às 17h.

Professores de artes, monitores das áreas de cultura, regentes e instrutores de bandas da rede municipal de ensino poderão participar do curso “Ensino de Música na Escola” entre os dias 1 a 26 de novembro, das 14h às 17h. Instrutores e regentes de bandas também poderão se inscrever no curso “Atualização e regência de bandas”, que também será realizado neste período com a carga de 30 horas.

O curso de “Atualização de língua portuguesa” vai prosseguir neste semestre. Os servidores da rede municipal de ensino poderão fazer parte do curso que vai acontecer entre os dias 11 a 26 de novembro, às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h.

Oficinas- Entre os dias 11 a 26 de setembro serão ministradas duas oficinas: “Artes Plásticas- cores e formas” e” Fala arte e teatro”. Também vão acontecer aulas de informática e informática básica. Mas, a pauta de cursos da Educação não pára por aí. Também vai prosseguir neste segundo semestre o curso de “Atendimento ao público” para 25 monitores de lan house, “Formação Profissional em Patologias da Construção Civil- Diagnóstico e Prevenção de Acidentes” e “Relacionamento Interpessoal”, além dos cursos de “Crimes Ambientais”, Ética Profissional (Código de Ética dos Correios), Capacitar - Formação Complementar nos procedimentos de leitura, escrita e operações lógico-matemática, e “Educação em Direitos Humanos”.