Sexta edição do Espaço da Diversidade aborda o tema “Amores”

02/04/2008 14:20:10 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

O Núcleo de Saúde Mental da prefeitura de Macaé realizou, nesta quarta-feira (2), a sexta edição do Espaço da Diversidade, no Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro). O encontro abordou o tema amores, com poesia e debates sobre relacionamentos. Objetivo é a troca de experiências entre os jovens com participantes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que nascem com o excludente de serem diferentes, mostrar o papel deles na sociedade.

Segundo o psiquiatra do Núcleo de Saúde Mental, Dimitri Abramov, o encontro nasceu da idéia do professor Paulo de Tarso. “A idéia vem do princípio que a diferença é uma regra entre as pessoas. Buscamos questionar a cultura da saúde mental, da criação de rótulos. Hoje, falamos sobre sentimentos, amores. Sofrer todo mundo sofre, padecer todo mundo padece de uma desilusão em qualquer momento da vida. Esse é um trabalho terapêutico que busca a convivência das pessoas sem julgar sua normalidade”, disse o psiquiatra.

- Cadeia, este amor me incendeia e não posso tê-lo. Ao vê-lo me invade de afagos e beijos. A quero, se ela não está nada aqui faz sentido. Perdido de amores por ela me sinto oprimido – declamou Jorge Poeta, seu poema chamado Cadeia, um dos vários recitados durante o encontro.

Durante o evento, o amor foi o tema central, com suas vertentes sobre relacionamentos, encontros de amor, entre outras. A platéia participou em todo momento. Estavam presentes alunos dos colégios Alfa, Módulo, Sesi, Escola dos Pescadores, Luiz Reid e da Escola Prebisteriana, além da Associação de Parentes, Amigos e Usuários da Saúde Mental (Aspas).