Show das Seresteiras e desfile de modas marca o Dia da Mulher

09/03/2005 15:16:37 - Jornalista:

A prefeitura de Macaé, a Fundação Macaé de Cultura e a Coordenação do Corafro, promoveram uma noite em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, ontem, 08/03, às 18h, no Teatro Municipal de Macaé. “Mulher macaense. mulher brasileira - mulheres de múltiplas lutas e talentos”, foi o tema da programação que animou mulheres de todas as idades, além do público masculino que prestigiou o evento.

A noite começou com a palestra da advogada Olga Neme Rios, sobre “Direito de ser mulher”. Sônia Santos, coordenadora do Corafro, ressaltou a importância do momento em que diversas mulheres estarem juntas no teatro, discutindo questões sobre o universo feminino.

“Há bem pouco tempo era impossível imaginarmos uma mulher usando calças compridas, tomando café num bar, votando. Ainda carecemos de oportunidades e de direitos. Muitas mulheres sofrem no mundo. A violência nos lares e o abuso às meninas continuam. Hoje, é um dia para refletirmos sobre esses fatos e contribuirmos para melhorar estas situações. Precisamos exercer nossa cidadania plena”, lembrou Sônia.

As Seresteiras da Nova Aurora descontraíram o público, relembrando canções como “Sertaneja” e “Mulher rendeira”. Entre uma música e outra, declamaram poesias e até contaram piadas, provocando risos e aplausos da platéia.

O ponto alto do evento foi o desfile do estilista macaense Miguel Mussi. Suas roupas confeccionadas em algodão cru, costuradas à mão, e com aplicações de sementes naturais, intituladas “roupas vivas”, arrancaram elogios e instigaram o público que dava nomes aos modelos apresentados. Mulheres de destaque na cidade e fiéis consumidoras do estilista, desfilaram para o artista. “As roupas são feitas sem moldes, à mão. É energia pura, não consigo mais ficar sem faze-las. Passo um pouco de Macaé para minhas criações”, disse Miguel.

À noite de homenagens, terminou com a apresentação do grupo feminino de capoeira e maculelê, Raízes de Aruanda, comandado pelo mestro Dengo.