Sinjuv participa do Educando na Cidadania

28/10/2009 11:56:36 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A subsecretaria da Infância e Juventude (Sinjuv) está trabalhando em parceria com o Programa Macaé Cidadão para ajudar na disseminação de projetos referentes ao Educando na Cidadania. Na semana passada, a coordenadora da Sinjuv, Cíntia Carla, ministrou palestras para 90 alunos do sétimo ao nono ano do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa.

- O tema que me referi foi sobre violência, já que os próprios alunos haviam escolhido o assunto. A palestra teve como tema: “Paz, como promover?” – conta Cíntia Carla.

O objetivo da palestra foi despertar o protagonismo juvenil nos adolescentes, visto que eles têm um papel fundamental no que diz respeito às mudanças necessárias na sociedade.

- Foi comentado sobre a importância deles se envolverem com as questões sociais, e terem uma atitude que promova a paz independente do lugar onde eles estejam, evitando desta forma a violência no âmbito escolar, em casa e nas ruas – conta a coordenadora do Sinjuv.

Entenda melhor o projeto Educando na Cidadania

Segundo a coordenadora do Programa Macaé Cidadão, Amélia Guedes, em 2009, o tema escolhido foi “Vida em Sociedade – Respeitando as Diferenças”. Ela mostra um pequeno histórico do projeto Educando na Cidadania.

No ano de 2005, a coordenadoria geral do Programa Macaé Cidadão iniciou parceria com a secretaria municipal de Educação o projeto Educando na Cidadania. As múltiplas dimensões do tema “cidadania” seriam objeto de trabalho e de envolvimento de alunos, professores, diretores, funcionários, pais e demais membros da comunidade educativa.

- Fazendo uma retrospectiva, a cada ano são priorizados temas que permeiam a realidade nacional e internacional. Em 2005, o tema foi “Cidadania”, quando houve encontros para os corpos discente e docente das instituições de ensino tratando de questões referentes à adolescência, ao protagonismo juvenil, às relações e aos valores do cotidiano, além de termos refletido sobre assuntos como “Etica e Sustentabilidade” e a respeito de perspectivas e caminhos para a ação da cidadania - explica Amélia Guedes.

Já em 2006, foram promovidos debates e palestras a respeito de sexualidade, juventude, exclusão social, drogas, violência e participação política. “Naquele ano, chamou nossa atenção a engajada e entusiasmada participação dos estudantes”, conta a coordenadora do Macaé Cidadão.

Com a temática “Olhares da Terra”, o projeto Educando na Cidadania – 2007 buscou debater situações que tratam da própria existência humana, contribuindo para a formação da consciência ecológica nas pessoas. “Naquele ano, propusemos promover a sensibilização de que é necessário mudar de atitude, com a finalidade de que sejam disseminados valores referentes à necessidade de se preservar o Meio Ambiente”, explica ela.

No ano passado, o tema foi: “Juventude e Cultura”. Realizaram-se estudos, reflexões e projetos visando tratar e conhecer anseios, desejos e motivações do jovem. “Neste sentido, iniciamos maior diálogo com os jovens estudantes, com o objetivo de torná-los protagonistas de sua própria história”, conclui a coordenadora geral do Programa Macaé Cidadão.