Sipat da Prefeitura tem início na praça Veríssimo de Mello

01/12/2008 17:45:52 - Jornalista: Lourdes Acosta

Começou nesta segunda-feira (1º), na Praça Veríssimo de Mello, a VIII Sipat - Semana Interna de Prevenção de Acidente, da Prefeitura de Macaé. O evento foi aberto com a presença do coordenador geral de Ação Política do Município, Júnior Patrocínio, representando o prefeito Riverton Mussi; do presidente da Cipa – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Augusto Francisco Adolfo, do gerente do departamento de Vigilância Patrimonial (Dpatri), Sebastião Monteiro, representando o presidente da Guarda Municipal, Luís Cláudio de Carvalho e de Paulo Mendonça, coordenador geral da Cipa de Macaé.

Em nome do prefeito, o coordenador de Ação Política parabenizou a Comissão pela estrutura do evento e por trazer à praça pública temas tão importantes, agradeceu às empresas pela integração e parceria e às secretarias municipais por disponibilizarem seus técnicos para estarem na Sipat.

- Os temas trazidos pela VIII Sipat certamente irão sensibilizar os munícipes e os participantes que deverão receber também informações sobre as atuais NR’s - Normas Regulamentadoras que abordam e definem as diretrizes mínimas para a implantação da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Agradeço às empresas pela integração, trazendo um abraço do prefeito Riverton – disse Patrocínio.

A VIII Sipat Integrada deste ano, que tem como lema “Responsabilidade Social” traz à tona temas como tabagismo, biosegurança, câncer de pele, hipertensão que serão ministrados em forma de palestras até sexta-feira (5). O objetivo é esclarecer o funcionalismo público para que haja redução do número de afastamentos decorridos dos pequenos acidentes ou de doenças ocupacionais.

Para a realização da Sipat 2008, a Cipa conta com a parceria do Serviço de Engenharia da Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt), das secretarias executivas da prefeitura e o apoio de empresas onshore e offshore como Unimed, Petrobras, Odebrecht, Office Total, Falk Nutec, Sampling e Temponi, além do comércio local.

O presidente da Cipa, Augusto Adolfo, disse que é muito importante ter na VIII Sipat empresas onshore e offshore, pelas suas experiências, principalmente porque trabalham nas áreas de risco e utilizam devidamente os EPI’s – Equipamentos de Proteção e assegurou que a Sipat proporcionará maneiras dos participantes obterem mais conhecimentos acerca da segurança em todos os setores.

Durante a semana, o evento vai oferecer palestras, ginástica laboral, teatro, exposição, sorteio de brindes diariamente e um grande show de rock no último dia, oferecido pela Via Cabo TV. O público-alvo são servidores, assessores, contratados e estagiários do município que, numa integração com o público transeunte e a iniciativa privada, irão ampliar seus conhecimentos sobre a saúde do trabalhador e como evitar os acidentes e as doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.

Para a instrutora de Primeiros Socorros e Huet (Escape de Helicóptero Submerso), Ana Paula, da empresa Falck Nutec, participar da Sipat da prefeitura é interessante. “É interessante porque nossa empresa trabalha com equipamentos de segurança onshore e offshore e assim podemos compartilhar informações” disse ela, revelando que a Falck Nutec já possui um convênio com a prefeitura, atendendo pessoas que querem embarcar e não têm condições financeiras para fazer o curso básico de segurança em plataforma (CBSP) que consiste em quatro modalidades: Salvatagem, Combate a Incêndio, Primeiros Socorros e Responsabilidade Social.

Na opinião do guarda municipal Márcio Helder, que trabalha com patrulhamento escolar, a Sipat vem enriquecer os conhecimentos. “Com a Sipat a gente se enriquece e adquire novos conhecimentos”, garantiu.

Veja a programação da VIII Sipat de terça à sexta-feira (5) na praça Veríssimo de Melo:
Terça-feira (2) – Peça teatral sobre o tabagismo com o grupo Grutas, às 13h. Em seguida, das 14 às 18h, palestras sobre meio ambiente, relacionamento interpessoal, tabagismo, prevenção DST e hipertensão.
Quarta-feira (3) – Ginástica laboral, às 13h, e palestras sobre meio ambiente, LER-Dorte, alcoolismo, proteção das mãos e prevenção no trânsito, das 14 às 18h.
Quinta-feira (4) – Peça teatral sobre a Dengue, às 13h, e palestras sobre meio ambiente, biosegurança, tabagismo, saúde do idoso e câncer de pele, das 14 às 18h.
Sexta-feira (5) – Ginástica laboral, às 13h, e palestras sobre acidentes domésticos, tabagismo, moradia e prevenção no trânsito, das 14 às 18h. Às 19h, haverá um grande show de rock com a banda “No End” para encerrar o evento.
Todos os dias, às 19h, os promotores da Sipat sortearão brindes aos participantes.