Sipat integrada começa em dezembro

10/11/2008 15:07:29 - Jornalista: Lourdes Acosta

Nos primeiros dias de dezembro a Praça Veríssimo de Melo será palco da VIII Sipat – Semana Interna de Prevenção de Acidente, do Município. O evento terá como tema “Responsabilidade Social” e vai oferecer palestras, ginástica laboral, teatro, exposição e sorteio de brindes, visando disseminar a importância da prevenção aos acidentes de trabalho em todos os setores da prefeitura, englobando administração direta e indireta.

O público-alvo são os servidores, assessores, contratados e estagiários do município que, numa integração com o público transeunte e a iniciativa privada, irão ampliar seus conhecimentos sobre a saúde do trabalhador e como evitar os acidentes e as doenças ocupacionais no ambiente de trabalho.

A promoção é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura. A novidade deste ano é a parceria que a Cipa está fazendo com o Comitê Macaé SMS – formado pelo fórum permanente de representantes das secretarias de Desenvolvimento Institucional, Recursos Humanos, Saúde, Meio Ambiente, Defesa Civil e Procuradoria, responsáveis pelo desenvolvimento do sistema de gestão - e com o Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

- Além do Comitê de SMS firmamos parceria com a Petrobras e empresas prestadoras de serviço onshore e offshore. Convidamos também o comércio local como as lojas Lealtex, Ponto Frio, Resumo da Moda, Papelaria Central, Hortifruti e outras, frisou o presidente da Cipa, Augusto Adolfo, completando que a presença dos servidores e demais contratados da Prefeitura é muito importante.

A Sipat, que será realizada entre os dias 1º e 5 de dezembro, deverá mostrar aos participantes como reduzir o número de afastamentos que decorrem de pequenos acidentes ou de doenças ocupacionais, como problemas de coluna e tendinites e outras.

Além disso, o trabalhador irá receber também informações sobre as atuais 33 NR’s - Normas Regulamentadoras que abordam e definem as diretrizes mínimas que devem ser implantadas para se evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, com ênfase às normas que interessam ao servidor municipal. Na área de segurança e meio ambiente haverá informações sobre a necessidade do uso dos equipamentos de segurança (EPIs)”.