Sipat termina nesta sexta-feira com show na praça

04/12/2008 11:07:36 - Jornalista: Lourdes Acosta

“A segurança está em nossas mãos”. Este foi o mote da palestra Proteção das Mãos, proferida pelo instrutor de segurança Wilson Santos, da empresa Falck Nutec, no terceiro dia da VIII Sipat - Semana Interna de Prevenção de Acidente, da prefeitura, que se encerra nesta sexta-feira (5), na praça Veríssimo de Melo.

Para chegar ao uso correto dos EPI’s – Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), o palestrante ressaltou que a mão é a ferramenta mais utilizada por todos os profissionais e que sem ela seria muito difícil executar tarefas. Ele ensinou aos participantes da Sipat integrada os cuidados que devemos ter para proteger as nossas mãos de acidentes e mostrou também como higienizar essa ferramenta de trabalho, alertando para o uso de produtos que deixam resíduos bacteriológicos.

Segundo Santos, dados da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social - Dataprevi revelam que os acidentes com as mãos e dedos estão em terceiro lugar no ranking das estatísticas de acidentes no Brasil e que em 2004, mais de 7.400 trabalhadores tiveram suas mãos amputadas. “Precisamos ter cuidado, pois nenhum trabalho será tão urgente e importante que não possa ser planejado e executado com segurança”, disse.

O instrutor de segurança informou que os acidentes domésticos se destacam nas estatísticas pelo fato de que muitas donas de casa ou cozinheiros não utilizam as luvas adequadas quando executam uma tarefa.

Durante a palestra do instrutor da empresa Falck Nutec, parceira do evento, a coordenadora do Serviço de Engenharia da Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt), Deulea Batista, destacou que o maior número de acidentes do funcionalismo público acontece na comunidade escolar ou no trajeto para a escola.

A VIII Sipat Integrada deste ano, que tem como lema “Responsabilidade Social” está abordando temas como tabagismo, biosegurança, câncer de pele, hipertensão e outros, em forma de palestras todas as tardes. O objetivo é esclarecer o funcionalismo público para que haja redução do número de afastamentos decorridos dos pequenos acidentes ou de doenças ocupacionais.

Algumas secretarias executivas da prefeitura e empresas onshore e offshore como Unimed, Petrobras, Odebrecht, Office Total, Falck Nutec, Sampling e Temponi e o comércio local estão instalados nas tendas dispostas na praça com mostras de prevenção e trabalho. O evento está oferecendo diariamente ginástica laboral, teatro, exposição, sorteio de brindes.

O presidente da Cipa, Augusto Adolfo, disse que é muito importante a presença do servidor municipal, pois a razão da Sipat é em função do aprimoramento dele e assegurou que as palestras têm ampliado conhecimentos acerca da prevenção e da segurança em todos os setores. Ele avaliou como positivo o evento.

- A Sipat deste ano foi qualitativa, pois tivemos palestrantes de renome que abordaram temas pertinentes e a presença de empresas do ramo onshore e offshore que trouxeram suas experiências para a praça, afirmou.

Nesta sexta-feira a Sipat estará oferecendo, a partir das 13h, ginástica laboral e palestras sobre acidentes domésticos, tabagismo, moradia e prevenção no trânsito. Para encerrar o evento haverá um grande show de rock com a banda “No End”.