Sobe o número de atendimentos no Cras da Nova Holanda

01/04/2009 11:44:52 - Jornalista: Lourdes Acosta

Sobe o número de atendimento social às famílias de menor poder aquisitivo, moradoras do bairro Nova Holanda. O Centro de Referência da Assistência Social (Cras), que serve como porta de entrada para todos os programas municipais, estaduais e federais, registrou um aumento significativo nos últimos três meses.

Segundo dados do Cras, daquele bairro de janeiro a março, mais 50% das famílias foram inscritas e encaminhadas aos projetos sociais, se comparadas aos últimos três meses do ano passado. Hoje, o atendimento está sendo feito à 150 famílias, significando cerca de 520 pessoas.

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) é um espaço destinado a ações de integração com a comunidade, visando o acompanhamento das famílias de baixa renda por meio de visitas domiciliares, reuniões e atividades sócio-educativas diversas, bem como o fortalecimento dos vínculos de solidariedade. Dentre as ações ainda estão previstas atuação preventiva, evitando que as famílias tenham os direitos violados, recaindo em situações de risco.

Segundo assistente social Cassiana Simões, há encaminhamentos quase diários ao programa Bolsa Família, ao BPC – Benefício de Prestação Continuada (garantindo através da Lei Orgânica de Assistência Social (Loas) um salário mínimo ao idoso ou ao portador de deficiência que não tenha renda), ao programa municipal Nova Vida – que visa promover e capacitar o jovem aprendiz, incentivando à profissionalização para posterior inserção no mercado de trabalho formal e é garantido Lei Municipal nº 2.606/05, entre outros.

Além disso, o Cras da Nova Holanda tem promovido atividades de fortalecimento dos vínculos familiares e encaminhamentos para outros recursos comunitários da rede de educação, saúde e assistencial; bem como assistir às famílias em situação de maior vulnerabilidade social. “Com a verba do Fundo Social de Assistencia Social também oferecemos os uniformes, tênis, material didático, almoço e lanche às 70 crianças que são atendidas pelo Pro Vida Cidadã”, disse Cassiana.

Geração de renda – Durante a semana que antecede à Páscoa, 24 mulheres da comunidade que fizeram o curso de confecção de trufas, ovos, prestígio e sonho de valsa de chocolate estarão expondo e comercializando seus produtos no Terminal Central de Passageiros. “A intenção é gerar uma renda para as mulheres da comunidade. Sempre temos oferecido cursos de bolos, salgados e artesanato, entre outros. No próximo dia seis elas comercializam no Terminal e no dia 14, começam o curso de culinária”, informou a assistente social, Regina Manhães.

O Cras da Nova Holanda está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e faz parte de uma ação do Governo Federal, executada pela Prefeitura de Macaé. Na capacitação das mulheres a Semas conta com parceria da subsecretaria de Política para as Mulheres que cuida da parte técnica

- Este ano, vamos investir ainda mais no social, focando na qualidade e eficácia de programas que dão certo, como o Cras. A meta é garantir, através da integração das equipes de trabalho dos programas sociais, um atendimento sócio-assistencial de ponta, argumentou o secretário Júlio César de Barros.