Sobrevôo técnico para implantação do Trem de Macaé reúne Mobilidade Urbana e Estado

08/05/2009 16:36:42 - Jornalista: Luciene Rangel

Foto: Luiz Bispo

Sobrevôo foi o cumprimento de mais uma importante etapa no processo

Nesta quinta-feira (07) representantes da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Secretaria Estadual de Transporte sobrevoaram a cidade de Macaé para análise técnica e situacional da linha férrea que corta o município. A operação foi acompanhada por representante da UN-BC, por fotógrafo e cinegrafista que documentaram o sobrevôo para subsidiar os estudos de viabilidade do novo modal de transporte para passageiros: o ferroviário.

A Prefeitura Municipal de Macaé, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, trabalha na implantação de modal ferroviário para passageiros, com o intuito de ampliar a oferta de opções e atender eficientemente as comunidades de 14 bairros da cidade, por onde passa a linha férrea mantida pela concessionária Ferrovia Centro Atlântico (FCA). Para isso foi firmada parceria técnica com a Secretaria Estadual de Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para viabilizar o projeto.

Técnicos do estado estão empenhados no estudo de viabilidade técnica/econômica, recebendo total apoio da Mobilidade Urbana que subsidia os trabalhos com mapas, pesquisas e dados. O sobrevôo foi o cumprimento de mais uma importante etapa neste processo de elaboração por parte do estado, ação que foi possível devido a colaboração da Petrobras, através da Bacia de Campos.

O coordenador de Planejamento de Transporte da Secretaria Estadual de Transporte, Heraldo Magioli Mendes, enfatizou a importância do sobrevôo afirmando ser a melhor forma de reconhecer o trajeto em termos técnico e situacional. “Tivemos a possibilidade de ver o trecho da linha férrea de uma maneira inteira, global, o que possibilita uma análise situacional mais eficiente. Desta forma temos noção mais acertada quanto aos pontos ideais para as estações de embarques, por exemplo, bem como pudemos verificar as áreas onde serão necessárias mais intervenções e ações por parte da municipalidade”, declarou ele.

Segundo a assessora de Estudos e Projetos Especiais da Secretaria de Mobilidade Urbana, Claudia Márcia Manhães, o estado vem colaborando para que Macaé tenha um grande ganho na área de transporte de passageiros. “O projeto de implantação do modal de transporte férreo para passageiros é de grande relevância por significar mais uma opção para o ir e vir do cidadão. Estamos empenhados neste processo por acreditarmos realmente em sua eficiência”, salientou ela.

Quando em operação o Trem de Macaé, que pretende aproveitar quase 25 dos 35,47 quilômetros da linha que corta o município, atenderá comunidades dos bairros Imboassica, Lagoa, Granja dos Cavaleiros, Cavaleiros, Glória, Riviera Fluminense, Praia Campista, Visconde de Araújo, Miramar, Centro, Botafogo, Barra de Macaé, Ajuda, Parque Aeroporto, São José do Barreto e Lagomar. A estimativa populacional destes bairros, segundo dados do Macaé Cidadão, é de 135.286 habitantes. Atualmente o sistema integrado de transporte atende, diariamente, a 100 mil passageiros.