Solenidade homenageia empreendedor Lacerda Agostinho

30/05/2008 16:57:00 - Jornalista: Thales Coutinho

Em solenidade oficial, o Serviço Social da Indústria do Rio de Janeiro (Sesi/RJ) de Macaé passa a se chamar Sesi Larceda Agostinho. A homenagem ao empreendedor reuniu empresários, familiares e autoridades. O prefeito Riverton Mussi também compareceu ao encontro. O evento foi realizado, na manhã desta sexta-feira (30), no teatro do Sesi, localizado no bairro do Riviera Fluminense.

Prefeito de Macaé, Riverton Mussi prestigiou a homenagem. O chefe do executivo fez questão de parabenizar a todos pela iniciativa, valorizando aos que fizeram pelo município.

– Esta é uma homenagem mais que justa ao empresário Lacerda Agostinho. Um empreendedor pioneiro em nosso município que contribui para o crescimento de Macaé em diversos setores seja como vereador, presidente de clube, dono de empresa e homem de família. Nada mais correto, que personalidades assim sejam lembradas. Portanto, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Serviço Social da Indústria do Rio de Janeiro (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro (Senai) e todos os envolvidos nesta celebração estão de parabéns pela iniciativa – declarou Riverton Mussi.

Também presente na homenagem, o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Francisco Navega, reforçou as palavras de admiração ao homenageado Lacerda Agostinho.

– Esta celebração já era para ter acontecido e busca selecionar aquele empreendedor não apenas que adquire sucesso com sua empresa, mas que desempenha também um papel na sociedade. Lacerda Agostinho simboliza isto e é digno de todas homenagens – disse Navega.

Filho do homenageado e presidente da Associação Comercial Industrial de Macaé (Acim), Francisco Lacerda, representou a família na comemoração.

– Isso para nós da família é uma honra muito grande. Lacerda representou muito para comunidade macaense, em especial às instituições como a Firjan, Acim, Lyons, Rotary, Maçonaria. Ele foi o primeiro presidente da Liga Macaense de Desporto. Enfim, foi uma pessoa que teve uma vida ativa e participativa e deixou este legado para nós e todos se honram muito disso – disse Francisco Lacerda.

Lacerda Agostinho

Lacerda Agostinho (1912-2004) foi o sexto filho de 11 irmãos. Tendo como pais Francisco Agostinho Naime de origem Libanesa e Antônia Barcellos Agostinho. Lacerda Agostinho nasceu em Carapebus – que na época era o 3° distrito de Macaé. Em 1939 assume a direção da fábrica de bebidas Lynce, que presidiu até 2000. Casado com D. Conceição Mancebo Agostinho teve quatro filhos: Lenice, Francisco, Leda e Fernando e onze netos e 12 bisnetos.

Fundador e primeiro presidente da Liga Macaense de Desporto (LMD) em 1943, foi também presidente do Ypiranga Futebol Clube durante onze anos, período em que o clube adquiriu a atual sede social e membro vitalício do Conselho Curador da Fundação Educacional Luiz Reid. Na Maçonaria foi membro ativo desde 1944 até seu falecimento. Foi elevado, em 1975, a Grande Inspetor Geral da Ordem Maçônica - o que equivale o Grau 33 que é o máximo na Maçonaria.

Agostinho foi eleito vereador em 1954 e atuou como parlamentar durante 16 anos, sendo eleito presidente da Câmara por dois mandatos. Fundador e 1° Presidente do MDB, atual PMDB.

Entre títulos e homenagens recebidas por Lacerda Agostinho estão Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro “Benemérito” Relevantes serviços prestados aos desportos, em 14.12.1989; Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro “Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro”, em 30.06.1982; Medalha do Construtor do Desenvolvimento Regional (Firjan-NF), em 25.05.2003; Dia da Indústria, Câmara Municipal de Macaé “Honra ao Mérito”, em 22.01.1984; Grande loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro “Benemérito” por serviços prestados, em 24.09.2000. Lacerda Agostinho recebeu o reconhecimento de “Espírito Empreendedor” da Associação Comercial e Indústria de Macaé (Acim), em 1986, e Homenagem Especial no dia da Indústria do Rotary Club, em 1994, entre outros títulos e homenagens.