Solenidade marca os 20 anos do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé

07/06/2014 08:06:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Maurício Porão

Várias homenagens foram feitas a quem contribui com o Nupem

Numa tarde de lembranças e homenagens foi realizada na última sexta-feira (6), a sessão solene pelos 20 anos de criação do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A instalação do núcleo na cidade é considerada o marco para a interiorização da UFRJ.

Idealizador do projeto, o professor e diretor do Nupem, Francisco de Assis Esteves, afirma que a instituição está atingindo sua maturidade. “O Nupem tem uma história de vitória, que tem contribuído para o desenvolvimento sustentável de Macaé e região. Nesta fase de maturidade vamos continuar gerando pesquisas de grande interesse científico e social que possam contribuir para o desenvolvimento humano da região”, disse.

O professor Francisco Esteves homenageou os que acreditaram no desenvolvimento da instituição ao longo destas duas décadas. Entre os homenageados estavam ex-alunos, pesquisadores, professores, profissionais dos setores administrativos e personalidades políticas da cidade, como os ex-prefeitos Carlos Emir (in memoria) e Silvio Lopes.

Durante a homenagem foi registrado o constante apoio do prefeito, Dr. Aluízio, ao processo de implantação da universidade. “É importante frisar o incentivo dos gestores que me antecederam, para que hoje a parceria entra a prefeitura e a UFRJ estivesse consolidada”, declarou Dr. Aluízio.

O Magnífico Reitor da UFRJ, Carlos Antônio Levi da Conceição, reforçou o trabalho de parceria entre a prefeitura e a instituição. “Hoje a universidade tem um conjunto de ações relevantes na cidade. Agregar novos parceiros é um trabalho que muito nos orgulha”, disse.

Macaé conta com vários cursos de graduação da UFRJ como medicina, enfermagem, nutrição, engenharia, assim como cursos de extensão.

A cerimônia contou ainda com a palestra do professor Emérito da UFRJ, Nelson Maculan Filho, que teve importante participação na criação e estruturação do Nupem, como reitor da UFRJ, na década de 1990. O tema da palestra foi a “Educação Superior Brasileira na Atualidade: Um Diagnóstico”.